Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista dObra[s] é uma publicação da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) que veicula artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções que tratem de assuntos relacionados a moda, design, consumo arte e suas interfaces com múltiplas áreas do conhecimento como a antropologia, a comunicação, a história, o marketing, a sociologia, entre outras

O foco da revista é disseminar estudos e reflexões construídos por profissionais e pesquisadores que articulam e analisam e privilegiam a compreensão da dimensão cultural, social e econômica do universo da moda. Tem por objetivo contribuir para a difusão e consolidação da cultura acadêmico-científica de moda no Brasil.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Costuras

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista dObra[s] serão avaliados em dupla revisão cega por pareceristas adhoc com titulação mínima de doutorado. No caso de discordância entre as avaliações, um terceiro parecerista será consultado. O processo de seleção de entrevistas, resenhas e traduções será feito pelos membros da Equipe Editorial e da Comissão Editorial, mas é aberto às indicações de toda a comunidade científica. 

Artigos fora da formatação padrão da revista serão rejeitados pela editora, não sendo enviados aos pareceristas.

O tempo médio de avaliação dos artigos é de 45-50 dias.

 

Periodicidade

A revista dObras é publicada quadrimestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Normas para publicação na revista dObra[s]

A revista dObra[s] aceita artigos, entrevistas, traduções e resenhas inéditos de pesquisadores com titulação mínima de mestre (mesmo em trabalhos em coautoria), autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas. São bem-vindos artigos que tratem de moda, figurino, design, corpo, comunicação, artes e humanidades.

Os textos podem ser redigidos em: português, espanhol, francês, inglês ou italiano e digitados em editor de texto Microsoft Word (.doc).

As normas para submissão de artigos, resenhas e entrevistas nesta revista são:

[Artigos]

As normas abaixo também estão detalhadas no documento DOBRAS – modelo de artigo.

Os artigos devem conter no mínimo 5 mil e no máximo 9 mil palavras e devem vir acompanhados de título, resumo (mínimo de 100 e no máximo 250 palavras) e palavras-chave (de 3 a 5) em português e inglês. Artigos em língua diferente do português devem vir acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua original, em português e em inglês.

O resumo e as palavras-chave devem ser grafados em Arial 12, alinhamento justificado e espaço simples.

Formato da página: A4. Margens: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm.

Usar títulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e negrito. Formatar os subtítulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e itálico. Tanto para títulos como para subtítulos de seção, deixar espaço de uma linha entre o título/subtítulo e o parágrafo anterior e o posterior.

Para o corpo do texto, usar fonte Arial 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, e recuo de 1,25 cm na primeira linha de parágrafo.

Numeração consecutiva de páginas, incluindo referências bibliográficas. 

Citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas duplas no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser deslocadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, formatadas em Arial 10, espaçamento simples e alinhamento justificado. 

Imagens, gráficos, quadros e tabelas devem estar aplicados no corpo do artigo, e também devem ser enviados separadamente, no momento da submissão, via sistema, em alta resolução e na extensão TIFF ou JPG. 

As referências de tabelas, quadros, imagens e gráficos devem ser colocadas na legenda, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018. 

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018. Em caso de obra traduzida, a pessoa responsável pela tradução deve ser mencionada na referência. 

As notas explicativas, concisas e informativas, devem ser de fim de página, em Arial 9, espaçamento simples e alinhamento justificado. 

[Resenhas]

As normas abaixo também estão detalhadas no documento DOBRAS – modelo de resenha.

As resenhas devem ter autoria individual e podem versar sobre livros, exposições, eventos, figurinos de peças de teatro, espetáculos de dança ou cinema lançados ou exibidos no Brasil (até dois anos do lançamento) e exterior (até três anos do lançamento), com no máximo 2,5 mil palavras. 

Devem conter título em português e inglês e dados da obra resenhada: 

[dados da obra resenhada – se for livro – abaixo destes dados, inserir imagem da capa do livro]

SOBRENOME, Nome. Título. Tradução. Cidade: Editora, ano. 

[dados da obra resenhada – se for exposição]

Nome da exposição

Curadoria: Nome e Sobrenome

Local e período: local, cidade/estado/país. De xx a xx de mês de ano.

[dados da obra resenhada – se for evento]

Nome do evento

Organização: Nome e Sobrenome das pessoas organizadoras ou nome da instituição organizadora

Local e período: local, cidade/estado/país. De xx a xx de mês de ano.

[dados da obra resenhada – se for filme]

Título do filme

Direção: Nome e Sobrenome. Produção: Nome e Sobrenome. Intérpretes: Nome e Sobrenome dos principais. Roteiro: Nome e Sobrenome.

Cidade e/ou País: Empresas Produtoras, ano.

[dados da obra resenhada – se for espetáculo]

Título do espetáculo

Direção: Nome e Sobrenome. Produção: Nome e Sobrenome. Intérpretes/bailarinos: Nome e Sobrenome dos principais. Texto/Dramaturgia/Coreografia: Nome e Sobrenome.

Cidade e/ou País: Instituição Produtora, ano.

Formato da página: A4. Margens: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm.

Usar títulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e negrito. Formatar os subtítulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e itálico. Tanto para títulos como para subtítulos de seção, deixar espaço de uma linha entre o título/subtítulo e o parágrafo anterior e o posterior.

Para o corpo do texto, usar fonte Arial 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, e recuo de 1,25 cm na primeira linha de parágrafo.

Numeração consecutiva de páginas, incluindo referências bibliográficas.

Citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas duplas no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser deslocadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, formatadas em Arial 10, espaçamento simples e alinhamento justificado.

Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas para o português. O texto original da citação deve ser colocado em nota de rodapé, precedido da observação "Tradução nossa para:".

Imagens, gráficos, quadros e tabelas devem estar aplicados no corpo do artigo, e também devem ser enviados separadamente, no momento da submissão, via sistema, em alta resolução e na extensão TIFF ou JPG.

As referências de tabelas, quadros, imagens e gráficos devem ser colocadas na legenda, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018.

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018. Em caso de obra traduzida, a pessoa responsável pela tradução deve ser mencionada na referência.

As notas explicativas, concisas e informativas, devem ser de fim de página, em Arial 9, espaçamento simples e alinhamento justificado.

[Entrevistas]

As normas abaixo também estão detalhadas no documento DOBRAS – modelo de entrevista

As entrevistas podem ter de 1,5 mil a 3,5 mil palavras. A parte das perguntas e respostas deve ser precedida de um texto de apresentação entre 200 e 500 palavras.

Formato da página: A4. Margens: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm.

Para o corpo do texto, usar fonte Arial 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, e recuo de 1,25 cm na primeira linha de parágrafo. Destacar as perguntas com itálico e deixar espaço de uma linha entre pergunta e resposta e entre cada bloco de pergunta e resposta.

Numerar consecutivamente as páginas.

Imagens, gráficos, quadros e tabelas devem estar aplicados no corpo do artigo, e também devem ser enviados separadamente, no momento da submissão, via sistema, em alta resolução e na extensão TIFF ou JPG.

As referências de tabelas, quadros, imagens e gráficos devem ser colocadas na legenda, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018.

As notas explicativas, concisas e informativas, devem ser de fim de página, em Arial 9, espaçamento simples e alinhamento justificado.  

[Traduções]

As normas abaixo também estão detalhadas no documento DOBRAS – modelo de tradução

Não há limite mínimo de palavras para as traduções.

Para referências e citações, devem ser mantidos os dados da obra original e a maneira de grafá-los. No entanto, a formatação deve seguir as normas da revista.

Formato da página: A4. Margens: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm.

Usar títulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e negrito. Formatar os subtítulos de seção em Arial 12, espaço simples, alinhamento à esquerda e itálico. Tanto para títulos como para subtítulos de seção, deixar espaço de uma linha entre o título/subtítulo e o parágrafo anterior e o posterior.

Para o corpo do texto, usar fonte Arial 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, e recuo de 1,25 cm na primeira linha de parágrafo.

Numeração consecutiva de páginas, incluindo referências bibliográficas.

Citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas duplas no corpo do texto. Citações diretas com mais de três linhas devem ser deslocadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, formatadas em Arial 10, espaçamento simples e alinhamento justificado.

Imagens, gráficos, quadros e tabelas devem estar aplicados no corpo do artigo, e também devem ser enviados separadamente, no momento da submissão, via sistema, em alta resolução e na extensão TIFF ou JPG.

As referências de tabelas, quadros, imagens e gráficos devem ser colocadas na legenda, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018.

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018. Em caso de obra traduzida, a pessoa responsável pela tradução deve ser mencionada na referência.

As notas explicativas, concisas e informativas, devem ser de fim de página, em Arial 9, espaçamento simples e alinhamento justificado.

[Imagens]

Para serem publicadas na revista, as imagens devem atender a pelo menos uma destas exigências: a) ser de autoria dos próprios autores do texto; b) ser de  domínio público; ou c) ter autorização por escrito de todos os detentores dos seus direitos autorais (instituições, fotógrafos, modelos etc.). A responsabilidade pela obtenção dos direitos autorais das imagens publicadas na revista é dos autores do texto.

As imagens devem ser digitalizadas em formato TIFF ou JPG, com 20 cm de largura (e altura na proporção), com 300 dpi (resolução) e identificadas para serem relacionadas com as legendas e créditos. Quando inseridas no artigo, as referências/créditos das imagens devem ser colocadas na respectiva legenda, de forma completa, conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.

[Avaliação]

Somente serão analisados textos que atendam as recomendações explicitadas anteriormente.

Os textos serão avaliados por uma dupla de pareceristas ad hoc. Em caso de discordância, um terceiro parecerista ad hoc será acionado para emitir um terceiro parecer.

Os textos selecionados podem ser publicados em qualquer edição de dObra[s], com notificação prévia aos autores.  

[Publicação]

Ao autorizar a divulgação do texto em dObra[s], o autor confere o direito de publicação inédita, inclusive em versão eletrônica. Entretanto, mediante autorização dos editores, o autor tem permissão para publicar o texto em outros meios, impressos ou digitais, em português ou em tradução, desde que os créditos sejam dados à revista. 

No momento do preenchimento dos metadados no portal da revista, o autor deve enviar minicurrículo com no máximo 300 caracteres (com espaço) e deve informar seu identificador ORCID.

É opção do autor disponibilizar seu e-mail para contato.

O conteúdo do texto é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ao enviar seu texto, o autor estará ciente e de acordo com todas as especificações acima.

[Modelos de textos para publicação na dObra[s]]

Acesse o modelo correspondente ao trabalho que você deseja submeter à revista dObra[s] e elabore seu texto de acordo com este modelo.

Trabalhos submetidos fora do modelo e das normas da revista não serão enviados para avaliação.

Artigo científico 

Resenha 

Tradução 

Entrevista

 

Modelo de artigo para publicação na dObra[s]

Acesse o modelo do artigo para publicar na Revista dObra[s] clicando aqui.

 

Modelo de resenha para publicação na dObra[s]

Acesse o modelo de resenha para publicar na Revista dObra[s] clicando aqui.

 

Modelo de entrevista para publicação na dObra[s]

Acesse o modelo de entrevista para publicar na Revista dObra[s] clicando aqui.

 

Modelo de tradução para publicação na dObra[s]

Acesse o modelo de tradução para publicar na Revista dObra[s] clicando aqui.

 

Diretrizes para publicação

  1. A Comissão Editorial da revista dObra[s] aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de pesquisadores com titulação mínima de mestre (de todos os autores, no caso de trabalhos em co-autoria), sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas, bem como resenhas nas áreas de Moda e Artes.
     
  2. Os textos devem ser submetidos em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares) no próprio sistema da revista, após o autor estabelecer, como AUTOR, um login e uma senha. Ao fazer o cadastro na revista, o autor deve informar seu identificador ORCID.
     
  3. Os textos devem resultar de pesquisas que tratem de moda, vestuário, aparências, figurino, indústria têxtil e temas afins. Trabalhos não inéditos (vale dizer, já publicados) só serão aceitos em caso de: [a] edição esgotada ou de difícil acesso a pesquisadores brasileiros; [b] tradução para língua diversa do original; [c] versão ampliada de artigo apresentado em congresso; [d] versão preprint de trabalhos publicados em servidores de preprint reconhecidos; [e] outra circunstância ou motivo relevante e justificado, a ser considerado a critério da Comissão Editorial, tendo em vista o fomento do debate científico no país.
     
  4. As colaborações podem ser enviadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano ou inglês e não devem estar em processo de avaliação para publicação em outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
     
  5. Ao inscrever seu texto, o autor deve retirar seu nome e possíveis referências a si nas referências bibliográficas. O nome e o minicurrículo, com titulação explícita e filiação institucional, cidade e estado e identificador ORCID devem ser colocados quando do preenchimento no sistema SEER, fora do arquivo do texto.
     
  6. A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Basta clicar em ARQUIVO, depois em PROPRIEDADES ou INFORMAÇÕES (para Office 2010 ou superior) e apagar o nome do autor.
     
  7. Apresentar, ao inscrever o texto no sistema, no local apropriado, após o resumo, quando o sistema solicitar, as credenciais acadêmico-profissionais do(s) autor(es), em no máximo 5 linhas, seguidas de um endereço eletrônico de referência. Esses dados não devem estar no próprio texto para não prejudicar a avaliação cega.
     
  8. Todos os artigos científicos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc ou do Conselho Científico. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto poderá ser revisado pelo autor e reenviado ao Editor. Na sequência, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares.
     
  9. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e devem ceder os direitos autorais à revista dObra[s]. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.
     
  10. Se o texto for republicado em obra do autor, a revista deverá ser informada e deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista dObra[s].
  11. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.
     
  12. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.
     
  13. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.
     
  14. O arquivo deve ser salvo em doc ou rtf e não deve ultrapassar 2MB.
     
  15. Cada autor só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Deverá ser observado um intervalo de 12 meses entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão. O objetivo dessa política é diversificar a gama de autores que veiculam seus textos na revista. 

 

Histórico da Revista

revista dObra[s] foi lançada em outubro de 2007. É uma publicação quadrimestral que aceita submissão de artigos e anuncia novas edições por meio de chamada de trabalhos. 

Em 2008, recebeu o primeiro lugar na categoria Trabalhos Escritos no 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Entre as características apontadas pelo júri para a premiação de dObra[s], destacam-se: “originalidade pela forma de abordar a moda, contribuição para o estudo e debate do tema na sua inserção cultural ampla e a inter-relação com os demais campos de estudos culturais para pesquisadores e profissionais”. Desde 2014, passou a ser dirigida pela  Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – Abepem.

A partir do v. 10, n. 21 (2017), a revista passou a ser publicada exclusivamente no formato digital.

 

Indexações da Revista dObras

                  

  

 

Política Editorial

[Princípios Éticos e Boas Práticas]

A publicação é parte da pesquisa científica. A revista dObra[s], consciente de seu papel neste processo, desenvolve seu trabalho conforme princípios éticos e de respeito à cultura acadêmica e intelectual, baseados nas recomendações de boas práticas da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec)e do Commitee on Publication Ethics (Cope). Tais princípios devem ser observados por todas as partes envolvidas na publicação: editores, autores e avaliadores.

Deveres do editor

Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.

Manter em sigilo toda e qualquer informação sobre os trabalhos submetidos, exceto em relação aos avaliadores e a equipe editorial.

Decidir, em última instância, quais trabalhos serão publicados, adotando como critério de decisão as diretrizes e as normas do periódico e considerando (mas não sendo obrigado a acatar) a avaliação dos pareceristas.

Não usar em pesquisas próprias, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos ao periódico.

Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento do editor com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Acolher reclamações sobre aspectos éticos ou de conteúdo incorreto a respeito de manuscritos submetidos ou trabalhos publicados. Tomar as medidas necessárias, de acordo com as recomendações da Abec e do Cope, para o tratamento das reclamações apresentadas.

Deveres dos Pareceristas:

Conhecer o perfil do periódico, suas diretrizes e normas de publicação.

Auxiliar a equipe editorial na tomada de decisão sobre a publicação de manuscritos submetidos ao periódico, por meio de avaliação dos trabalhos e recomendação de melhoria aos autores.

Notificar imediatamente a equipe editorial sobre: a) sua disponibilidade ou não para fazer as avaliações para as quais foi convidado; b) impossibilidade de cumprimento de prazos de avaliação; c) conflito de interesses manifestado por qualquer aspecto relativo ao manuscrito; d) não qualificação para a avaliação do manuscrito.

Avaliar os manuscritos com objetividade e clareza, expressando críticas ou recomendações apoiadas em argumentos, levando em conta as delimitações teórico-metodológicas explicitadas no trabalho.

Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.

Tratar os manuscritos como documentos sigilosos. Não mostrar, discutir ou comentar com terceiros os trabalhos em avaliação, nem pessoalmente e nem por meio de postagens (mesmo que não identificadas) em sites de redes sociais.

Não usar informações privilegiadas obtidas por meio de avaliação dos manuscritos para proveito pessoal.

Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Os avaliadores receberão declaração comprobatória das avaliações realizadas e terão seu nome publicado em nominata na última edição do ano.

Deveres dos Autores:

Submeter trabalhos originais, que não estejam em processo de submissão a outros periódicos ou eventos. A equipe editorial, a seu exclusivo critério, pode considerar a publicação de versões notadamente modificadas e atualizadas de trabalhos apresentados e/ou publicados em anais de eventos, bem como de manuscritos publicados em servidores de preprint. Nestes dois casos, a situação deve ser informada à Equipe Editorial antes ou durante o processo de submissão, sob o risco de o manuscrito ser automaticamente recusado.

Observar intervalo de 12 meses entre a publicação de um trabalho e a submissão de outro manuscrito.

Elaborar trabalhos que apresentem um relato claro e preciso da pesquisa realizada ou da discussão teórica proposta, explicitando objetivos e conclusões obtidas. Apresentar dados, métodos, processos, fontes e referências que possibilitem a reprodução ou a conferência da pesquisa.

Certificar-se de que o manuscrito não apresenta declarações fraudulentas, intencionalmente imprecisas ou distorcidas, pois implicam recusa imediata do manuscrito ou exclusão da publicação.

Certificar-se de que as ideias, conceitos e falas de outras fontes e autores, mencionados ou discutidos no manuscrito, estão claramente apresentadas como citações diretas ou indiretas e corretamente referenciadas segundo as Normas do periódico, para que incorreções desta ordem não sejam categorizadas como plágio. Qualquer forma de plágio, incluindo o autoplágio, constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável.

Usar imagens, documentos e qualquer outra informação privada ou concedida em particular apenas se tiver obtido permissão explícita e por escrito das fontes ou dos detentores dos direitos autorais, quando estes se aplicarem.

Apresentar, no momento da submissão, quando for o caso, autorização do Comitê de Ética da instituição à qual o autor do manuscrito esteja vinculado ou à qual a pesquisa esteja vinculada.

Informar, no momento da submissão, dados e metadados de todos os autores, incluindo link do currículo Lattes e identificador ORCID. O trabalho pode ser assinado por até no máximo quatro autores, e o primeiro informado é considerado o autor correspondente.

Ler, aceitar e atender as Condições de submissão no sistema do periódico, no momento do processo de submissão.

Divulgar todas as fontes de apoio financeiro à pesquisa ou ao projeto relatados no manuscrito, incluindo bolsas de pós-graduação de agências de fomento.

Informar imediatamente se descobrir erro significativo ou imprecisão em trabalho seu que tenha sido publicado, bem como cooperar para correção o artigo.

Desde que cumpridas as normas e diretrizes da revista e os manuscritos sigam para avaliação, os autores têm direito de receber avaliações consistentes sobre o manuscrito submetido, redigidas de forma objetiva e polida, e que constituam contribuição efetiva para a pesquisa e para a formação do pesquisador.

Os autores têm amplo direito à defesa em caso de acusações de plágio, atitude antiética ou infração de boas práticas.

[Arquivamento]

Artigos arquivados pelo autor ou recusados pelos avaliadores serão guardados por um prazo máximo de 2 anos na base de dados da revista, podendo ser resgatados, pelo autor, dentro desse período.

Esta revista utiliza o sistema de arquivamento LOCKSS.