Moda plus size no contexto da racionalidade neoliberal: empoderamento, gerenciamento de si e consumo

Resenha de: AIRES, Aliana: De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, 2019.

Autores

  • Ana Lucia de Castro Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Araraquara)

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1247

Resumo

O livro de Aliana Aires consiste em uma excelente reconstituição histórica da produção e do consumo de moda para tamanhos grandes, colocando em perspectiva comparativa as sociedades americana e brasileira. Fruto de pesquisa multidisciplinar, realizada para fins de doutoramento, o trabalho opera com referências de diversas áreas de estudo (Moda, Sociologia, Antropologia, Comunicação), mobilizando autores de campos de reflexão variados. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia de Castro, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Araraquara)

Professora Livre-Docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Araraquara) 

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/ Porto Alegre:Zouk, 2007.

CANCLINI, Néstor. Garcia Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

DOUGLAS, Mary.; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

THOMPSON, John Brookshire. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

CASTRO, A. L. de. Moda plus size no contexto da racionalidade neoliberal: empoderamento, gerenciamento de si e consumo : Resenha de: AIRES, Aliana: De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, 2019. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 272–276, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1247. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1247. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas