Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista dObra[s] aceita artigos, entrevistas, traduções e resenhas inéditos de pesquisadores com titulação mínima de mestre (mesmo em trabalhos em co-autoria), autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas. São bem-vindos artigos que tratem de moda, figurino, design, corpo, comunicação, artes e humanidades.

Os textos podem ser redigido em: portugues, espanhol, francês, inglês ou italiano  e digitados em editor de texto Microsoft Word (.doc).

As normas para submissão de artigos, resenhas e entrevistas nesta revista são:


[ Artigos ]

Os artigos devem conter no mínimo 5.000 e no máximo 9.000 palavras, em fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5, margens de 3 cm e numeração consecutiva de páginas, incluindo referências bibliográficas, notas, imagens,gráficos, tabelas etc.

Os artigos devem vir acompanhados de título, em português (ou na língua em que foi redigido) e inglês, de resumo de até 10 linhas e abstract, palavras-chave (no máximo cinco), keywords.
As referências bibliográficas devem vir ao final do texto em ordem alfabética por autor e cronológica para títulos do mesmo autor, seguido de: Título da obra. Número da edição (quando houver). Cidade: editora, ano, número de páginas. As referências também devem vir citadas no corpo do texto entre parênteses, com o sobrenome do autor, o ano da edição e página (para citação direta). Exemplo: (Costa, 2000, p.10).
As notas explicativas, concisas e informativas, devem vir ao final do texto.
Os gráficos e as tabelas devem ser digitalizados com indicação do local para sua inserção no texto. Além de numerados e titulados, devem trazer as referências das fontes.

[ Resenhas]

As resenhas devem ter até 2.500 palavras em fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5,margens de 3 cm e numeração consecutiva de páginas. Podem versar sobre livros, exposições, figurinos de peças de teatro, espetáculo de dança ou cinema  lançados ou exibidos no Brasil (até dois anos do lançamento)  e exterior (até três anos do lançamento).
As resenhas devem identificar o livro, filme, exposição ou espetáculo resenhado, logo após o título da seguinte forma:

Para livros: Nome do autor. Título da Obra. Cidade: editora, ano, número de páginas.

Para obras traduzidas: Nome do autor, Título da Obra. Cidade: editora, ano, número de páginas. Tradução de [nome do tradutor].

Para exposições: Nome do curador. Título da Exposição. Cidade: local, período em cartaz (exemplo: 30 de agosto a 10 de novembro de 2014)

Para filmes: Nome do diretor. Título do filme. Produtora (Ex: Universal Filmes, Conspiração Filmes, etc), tempo de duração, data. Nome do diretor. Título do espetáculo. Cidade: local, período da temporada.

[ Entrevistas ]

Devem ter entre 1.500 a 3.500 palavras em fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5,margens de 3 cm e numeração consecutiva de páginas.

[Traduções]

Não há limite mínimo de palavras para as traduções. As mesmas devem estar em fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5,margens de 3 cm e numeração consecutiva de páginas.

[Imagens ]

As imagens devem ser de domínio público ou devem ter autorização por escrito
do autor da imagem. Devem ser digitalizadas em formato JPG, 20 cm de largura (e
altura na proporção), com 300 dpi (resolução) e identificadas para serem relacionadas
com as legendas e créditos (obrigatórios).

[ Avaliação ]

Somente serão analisados textos que atendam as recomendações explicitadas
anteriormente.
Os textos serão avaliados por uma dupla de pareceristas ad-hoc. Em caso de discordância entre os pareceres um terceiro parecerista ad-hoc será acionado para emitir um terceiro parecer.

Os textos selecionados podem ser publicados em qualquer edição de dObra[s],
com notificação prévia aos autores.

[ Publicação ]

Ao autorizar a divulgação do texto em dObra[s], o autor confere o direito de publicação inédita, inclusive em versão eletrônica. Entretanto, mediante autorização dos editores, o autor tem permissão para publicar o texto em outros meios, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os créditos sejam dados à revista. 
O autor deve enviar minicurrículo com no máximo 300 caracteres (com espaço). 

É opção do autor disponibilizar seu e-mail para contato.

O conteúdo do texto é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ao enviar seu texto, o autor estará ciente e de acordo com todas as especificações
acima.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Comissão Editorial da revista dObra[s],  aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de pesquisadores com titulação mínima de mestre (de todos os autores, no caso de trabalhos em co-autoria), sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas, bem como resenhas na área de Moda e Artes.
  2. A contribuição é original e inédita: não foi publicada e nem está sendo avaliada para publicação em outro periódico e também não foi publicada em anais de eventos. Caso a contribuição não atenda estes requisitos, a situação estará justificada em "Comentários ao editor", logo abaixo nesta página.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, e foi elaborado de acordo com o Modelo de artigo.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (Artigos e Dossiê), foram retirados do artigo elementos que possibilitem a identificação do autor, conforme itens 5 e 6 da seção Diretrizes para publicação.
  6. Foram preenchidas todas as informações solicitadas pelo cadastro de autores, inclusive o código ORCID.
  7. Se forem solicitadas correções pelos pareceristas, elas serão realizadas no prazo determinado pela editora.
  8. Se forem solicitadas correções gramaticais pela equipe de revisão da revista, elas serão realizadas no prazo determinado pela editora.
  9. O autor está ciente e de acordo com a Licença de Direito Autoral adotada pela Revista d'Obra[s].
  10. O autor consente a publicação do trabalho (artigo, entrevista, tradução ou resenha) conforme a aprovação alcançada, sendo o único responsável judicial por sua autoria, arcando, consequentemente, com qualquer acusação de plágio ou cópia autoral.
  11. O autor está ciente de que as contribuições que não atendam estas condições serão recusadas pela equipe editorial e não serão enviadas para avaliação por pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.