Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação ocorre em duas etapas principais para as seções Dossiê e Artigos.
1. Avaliação pela Equipe Editorial:
A Equipe Editorial faz uma avaliação preliminar de acordo com a relevância do estudo proposto e os aspectos físicos e de pertinência às normas de publicação e ao escopo da revista.
Caso o texto cumpra os requisitos e seja aprovado, é passado à próxima etapa. Se não for aprovado, o texto pode: 1) ser encaminhado ao autor para correção, com os esclarecimentos necessários para que o artigo possa ser submetido a nova avaliação; ou 2) ser recusado e devolvido ao autor.
2. Avaliação cega por pares:
Os editores indicam dois pareceristas com titulação mínima de doutor para realizar a avaliação. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é enviado para um terceiro avaliador.
a. Os avaliadores devem considerar os seguintes aspectos: título e subtítulo coerentes com o texto; resumo e abstract que expressem o conteúdo do trabalho; Introdução; relevância do tema abordado; domínio e desenvolvimento do tema; aprofundamento do conteúdo; estrutura do trabalho; correção ortográfica e gramatical; clareza da redação; conclusão; atualidade e pertinência das referências bibliográficas; atendimento às normas da revista.
b. Após análise, o avaliador redige um parecer considerando: questões referentes aos aspectos gramaticais e estilísticos; questões referentes ao conteúdo considerando a coerência das ideias e da argumentação; questões referentes aos conceitos, bibliografia, organização do texto, sustentação das ideias propostas.
c. Por último, o avaliador deve optar por um dos seguintes julgamentos: aprovado; correções obrigatórias; submeter novamente; rejeitado.
O autor receberá um e-mail comunicando o resultado da avaliação e demais recomendações de acordo com o resultado.
Os trabalhos que forem Aprovados ou Aprovados mediante Correções Obrigatórias, e receberem recomendações e sugestões, serão encaminhados aos autores para que façam as devidas correções no prazo de 15 dias. Neste caso, o prazo de devolução deverá ser respeitado e caberá aos editores avaliar se foram ou não atendidas as recomendações e, no caso de negativa, recusar a publicação. Caso o texto corrigido não seja submetido à plataforma conforme o prazo estipulado, será arquivado.
Não caberá recurso aos trabalhos recusados. Submissões que não atendam às normas para publicação serão devolvidas aos autores.
Para os textos recusados, é permitido aos avaliadores sugerir que o trabalho seja submetido a publicações voltadas a outras áreas, caso o manuscrito apresente não conformidade com as áreas de abrangência da revista dObra[s].
Artigos rejeitados não poderão ser submetidos novamente para a dObra[s].
As submissões para as seções Entrevista, Resenha e Costuras passarão somente por avaliação da Equipe Editorial.