Diretrizes para publicação

Diretrizes para publicação

  1. A Comissão Editorial da revista dObra[s] aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de pesquisadores com titulação mínima de mestre (de todos os autores, no caso de trabalhos em co-autoria),sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas, bem como resenhas nas áreas de Moda e Artes.
  1. Artigos submetidos em fluxo contínuo ou aos dossiês devem ter no máximo três autores.
  1. Os textos devem ser submetidos em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares) no próprio sistema da revista, após o autor principal estabelecer, como AUTOR, um login e uma senha. Ao fazer o cadastro na revista, o autor principal deve informar seu identificador ORCID.
  1. Os textos devem resultar de pesquisas que tratem de moda, vestuário, aparências, figurino, indústria têxtil e temas afins. Trabalhos não inéditos (vale dizer, já publicados) só serão aceitos em caso de: [a] edição esgotada ou de difícil acesso a pesquisadores brasileiros; [b] tradução para língua diversa do original; [c] versão ampliada de artigo apresentado em congresso; [d] versão preprint de trabalhos publicados em servidores de preprint reconhecidos; [e] outra circunstância ou motivo relevante e justificado, a ser considerado a critério da Comissão Editorial, tendo em vista o fomento do debate científico no país.
  1. As colaborações podem ser enviadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano ou inglês e não devem estar em processo de avaliação para publicação em outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  1. Para a submissão do artigo, devem ser retiradas qualquer informação de autoria, incluindo nomes e possíveis menções ao(s) o(s) autor(es) no corpo do texto ou nas referências bibliográficas. Nomes e minicurrículos, com titulação explícita e filiação institucional, cidade e estado e identificadores ORCIDdevem ser colocados quando do preenchimento no sistema SEER, fora do arquivo do texto.
  1. A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida tanto do arquivo, quanto da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Basta clicar em ARQUIVO, depois em PROPRIEDADES ou INFORMAÇÕES (para Office 2010 ou superior) e apagar o nome do autor.
  1. Ao inscrever o texto no sistema, apresentar no local apropriado e quando o sistema solicitar, as credenciais acadêmico-profissionais do(s) autor(es), em no máximo 5 linhas, seguidas de um endereço eletrônico de referência. Esses dados não devem estar no próprio texto para não prejudicar a avaliação cega.
  1. Todos os artigos científicos serão submetidos a dois pareceristasad hoc ou do Conselho Científico. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto poderá ser revisado pelo autor e reenviado ao Editor. Na sequência, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares.
  1. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e devem ceder os direitos autorais à revista dObra[s].A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.
  1. Se o texto for republicado em obra do(s) autor(es), a revista deverá ser informada e deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista dObra[s].
  1. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do(s) autor(es).
  1. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.
  1. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.
  1. O arquivo deve ser salvo em doc ou rtf e não deve ultrapassar 2MB.
  1. Cada autor poderá ter apenas um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Deverá ser observado um intervalo de 12 meses entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão. O objetivo dessa política é diversificar a gama de autores que veiculam seus textos na revista.