Moda masculina e expressão de gênero e sexualidade: novas tendências em contraponto ao binarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1744

Palavras-chave:

Moda Masculina, Gênero, Sexualidade, Co-ed

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a intersecção entre moda, gênero e sexualidade, em especial a moda masculina como meio para expressão das masculinidades e a revelação da homossexualidade. Frente a esse fenômeno, busca-se também o entendimento de correntes atuais na moda que se propõem a (re)pensar a construção estética do vestuário que se contrapõe ao binarismo de gênero. Este é um estudo teórico que se ancora nos estudos culturais sobre moda, gênero e sexualidade. A moda masculina, por muito tempo, reforçou estereótipos de gênero presentes no modelo da masculinidade hegemônica. Os modos masculinos de vestir variam de acordo com as normas vigentes de cada época, se transformando de acordo com as emergências sociais de cada período histórico. A roupa como forma de expressão da orientação sexual foi utilizada por homens gays ao longo da história na criação de uma imagem reconhecível, em alguns momentos enquanto código e em outros enquanto afirmação social e política. Conclui-se que atualmente alguns movimentos, como o co-ed, apontam para a necessidade de que a moda (re)pense os padrões associados a cada gênero, se mostrando inclusiva para as diversas possibilidades de expressões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Rafael Sousa, Universidade de Fortaleza

Mestre em Psicologia.

Luana Elayne Souza, Centro Universitário de Brasília

Doutora em Psicologia.

Referências

BARRY, Ben; MARTIN, Dylan. Gender rebels: inside the wardrobes of young gay men with subversive style. Fashion, Style & Popular Culture, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 225-250, 1 mar. 2016. Intellect. http://dx.doi.org/10.1386/fspc.3.2.225_1. DOI: https://doi.org/10.1386/fspc.3.2.225_1

BARRY, Ben. (Re)Fashioning Masculinity: social identity and context in men⠹s hybrid masculinities through dress. Gender & Society, [S.L.], v. 32, n. 5, p. 638-662, 30 maio 2018. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0891243218774495. DOI: https://doi.org/10.1177/0891243218774495

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 6. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.

CLARKE, Victoria; TURNER, Kevin. V. Clothes Maketh the Queer? Dress, Appearance and the Construction of Lesbian, Gay and Bisexual Identities. Feminism & Psychology, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 267-276, maio 2007. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0959353507076561. DOI: https://doi.org/10.1177/0959353507076561

COLE, Shaun. Looking queer? Gay men’s negotiations between masculinity and femininity in style and dress in the twenty-first century. Clothing Cultures, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 193-208, 1 abr. 2015. Intellect. http://dx.doi.org/10.1386/cc.2.2.193_1. DOI: https://doi.org/10.1386/cc.2.2.193_1

CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W.. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 241-282, abr. 2013. FapUNIFESP. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2013000100014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.

DE LOS SANTOS RODRIGUEZ, Shay. Um breve ensaio sobre a masculinidade hegemônica. Diversidade e Educação, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 278-293, 20 fev. 2020. Lepidus Tecnologia. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9291

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 21. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GITHAPRADANA, Dewa Made Weda. Aesthetics and Symbolic Meaning of Androgynous and CO-ED Style Trends in Men’s Fashion. Humaniora, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 23-32, 15 fev. 2022. Universitas Bina Nusantara. http://dx.doi.org/10.21512/humaniora.v13i1.7378. DOI: https://doi.org/10.21512/humaniora.v13i1.7378

GREEN, James N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

GREGORY, Georgina. Masculinity, sexuality, and the visual culture of glam rock. Culture & Communication, [S.L], v. 2, n. 5, p. 35-60, 2002.

JANUÁRIO, Soraya Barreto. Masculinidades em (re)construção: gênero, corpo e publicidade. Covilhã: Editora Labcom.Ifp, 2016.

KAISER, S B; GREEN, D N. Mixing qualitative and quantitative methods in fashion studies: philosophical underpinnings and multiple masculinities. In: JENSS, H (ed.). Fashion studies: research methods, sites, and practices. [S.L].: Bloomsbury, 2016. p. 160-180. DOI: https://doi.org/10.5040/9781474220163.0021

KAWAMURA, Y. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. 2. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2018. DOI: https://doi.org/10.5040/9781474278515

KUTULAS, Judy. Dedicated followers of fashion: peacock fashion and the roots of the new american man, 1960 – 70. The Sixties, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 167-184, dez. 2012. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17541328.2012.721586. DOI: https://doi.org/10.1080/17541328.2012.721586

LEE, Hoe Ryung; KIM, Jongsun; HA, Jisoo. ‘Neo-Crosssexual’ fashion in contemporary men’s suits. Fashion And Textiles, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-28, 6 jan. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s40691-019-0192-2. DOI: https://doi.org/10.1186/s40691-019-0192-2

MARQUES FILHO, A. Moda, Gênero, Identidade e Aparência Masculina nos Modos de Vestir Contemporâneo. In: MENDES, F D (org.). A moda e suas interfaces: pesquisa, história, comunicação, gestão e tecnologia. São Paulo: Each/Usp, 2017. p. 119-128.

MCDOWELL, Amy D.. Aggressive And Loving Men. Gender & Society, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 223-244, 16 mar. 2017. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0891243217694824. DOI: https://doi.org/10.1177/0891243217694824

MENESES, E. S.; JAYO, M.; VICENTINI, C. R. G. Entre demonstrar e dissimular: notas sobre o papel do vestuário na expressão de homossexualidades masculinas na história do Brasil. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, [S. L], 2019.

MOTTA, E. Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável. Fortaleza: Senac Ceará, 2016.

PARK, S; YIM, E. Analysis of crosssexual in design of Hedi Slimane. Journal Of The Korean Society Of Design Culture, [S.L.], v. 23, n. 3, p. 333-351, 2017. DOI: https://doi.org/10.18208/ksdc.2017.23.3.333

PFAFFENDORF, Jessica. Sensitive Cowboys. Gender & Society, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 197-222, 16 mar. 2017. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0891243217694823. DOI: https://doi.org/10.1177/0891243217694823

PRADO, Luis Andre do; BRAGA, João. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências.. Barueri: Disal, 2011.

QUEIROZ, M. Homens e moda no século XXI. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2019.

STINES, Steven. Cloning fashion: uniform gay images in male apparel. Critical Studies In Men'S Fashion, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 129-151, 1 set. 2017. Intellect. http://dx.doi.org/10.1386/csmf.4.2.129_1. DOI: https://doi.org/10.1386/csmf.4.2.129_1

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no brasil, da colônia à atualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

ZAMBRINI, Laura. Modos de vestir e identidades de género: reflexiones sobre las marcas culturales sobre el cuerpo. Revista de Estudios de Género Nomadías, S. L., n. 11, 2010. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-0905.2010.15158

ZAMBRINI, Laura. Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 53–61, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.452. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.452

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

SOUSA, F. R.; SOUZA, L. E. Moda masculina e expressão de gênero e sexualidade: novas tendências em contraponto ao binarismo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 97–116, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1744. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1744. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê