Corpo gordo, gênero e moda: uma análise dos corpos femininos e masculinos fora do padrão nas marcas de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1757

Palavras-chave:

corpo gordo, gênero, Moda, Insterseccionalidade

Resumo

O objetivo é analisar as representações dos corpos gordos femininos e masculinos nas marcas de roupas plus size, observando as divergências e as semelhanças que atuam sobre a avenida identitária de tamanho quando cruzada com a de gênero. Para tanto, é realizada uma análise de posts dos perfis do Instagram de quatro marcas plus size: Flaminga, Mais Pano, Kauê Plus Size e Tjama, com base no conceito de "hiper-ritualização" de gênero de Erving Goffman (1979), a história da representação do corpo gordo e as perspectivas interseccionais. As análises revelam que mesmo havendo um cruzamento identitário de tamanho e gênero, é possível concluir que os modelos gordos representados na maioria das marcas ainda reproduzem estereótipos de gênero e não exploram os outros atravessamentos das corporalidades, exceto quando esses atravessamentos estão no discurso geral das marcas.

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Biografia do Autor

Vírnia Martins, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Estudos da Mídia. Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fernanda Carrera, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 – CNPq. Líder do Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ).

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

MARTINS, V.; CARRERA, F. Corpo gordo, gênero e moda: uma análise dos corpos femininos e masculinos fora do padrão nas marcas de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 195–217, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1757. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1757. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê