Reflexões sobre a indumentária na Arte: confluência na pintura de Pamela Zorn

Autores

  • Daniele Barbosa

Resumo

Quando realizei a curadoria da exposição “Entre Lugares” (Espaço Força e Luz, 2021), individual de Pamela Zorn (Três Coroas/RS, 1998), tive a incrível oportunidade de observar como a arte, como suporte, pode transportar questões de outras áreas, inclusive as do campo da moda, possibilitando a abertura de diálogo e, além disso, complexificar compreensões desses campos. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Barbosa

Graduanda em História da Arte (UFRGS), integrante do grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda e da Rede Latino-americana de Estudantes de História da Arte (Red-LEHA). Realizou a curadoria das exposições “Somos todas um só nó” e “Entre Lugares”, que lhe renderam o Prêmio Jovem Curador no XV Açorianos de Artes Plásticas (2022). Atua como co-coordenadora do Educativo da Fundação Iberê.

Referências

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon – Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras (entrevista). In: UNIÃO DOS COLETIVOS PAN-AFRICANISTAS (org.). Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.

ZORN, Pamela. Entre lugares: uma investigação pictórica sobre autorrepresentação e identidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/222935.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

BARBOSA, D. Reflexões sobre a indumentária na Arte: confluência na pintura de Pamela Zorn. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 15–17, 2023. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1779. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação Imagens Dossiê