De “produtos” a “protetores” para contenção do fluxo

da mercantilização ocidentalizante à dignidade menstrual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1833

Palavras-chave:

produtos menstruais, protetores menstruais, mercantilização, dignidade menstrual

Resumo

O presente texto tem como objetos de estudo as ferramentas de contenção do fluxo menstrual na sociedade ocidental moderna. “Produtos” e “protetores” menstruais estão circulando com mais evidência desde a popularização do absorvente descartável, após a Primeira Guerra Mundial, sobretudo na última década com a ênfase dos movimentos feministas tensionadas pelas pressões mercadológicas que pautam a necessidade de “produtos” e “protetores menstruais” para promoção da dignidade menstrual. Se propõe a tecer uma análise interseccional por meio da cartografia de ferramentas para contenção do fluxo, bem como pistas para refletir sobre o processo histórico da universalização das menstruações aos moldes ocidentais modernos diante da diversidade de culturas, gêneros, corpos, tempos e espaços. Dialoga sobre a necessidade de se avançar na temática no que tange aos Direitos Humanos de menstruantes em territórios brasileiros e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela Organização das Nações Unidas e aderidos pelo Brasil (2021).

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Biografia do Autor

Caroline Luiza Willig, Universidade Feevale

Jornalista e licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas. Mestra (2021) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Doutoran- da-sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional Un. 171 Cuernavaca, México (PDSE/CAPES). Integrante do Grupo Criança na Mídia (Universidade Feevale), Onda Vermelha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Vazantes (Independente).

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura com diretório no CNPq e é pesquisadpra co-fundadora a Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Coordenadora do Comitê Científico (2018-2019/ 2020-2021 ) do GT Educação e Comunicação da Asso- ciação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sendo coordenadora do GT (2016-2017) e vice-coordenadora (2014-2015).

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

WILLIG, C. L.; SCHMIDT, S. P. De “produtos” a “protetores” para contenção do fluxo : da mercantilização ocidentalizante à dignidade menstrual. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 54–79, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1833. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1833. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê