Design como estratégia de gestão
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.239Palavras-chave:
design, estratégia, gestão.Resumo
Este artigo aborda o design como estratégia de gestão para as empresas com fabricação voltada ao vestuário. Implicando disciplina, concentração, persistência, método e pesquisa, o design é capaz de proporcionar competitividade e vantagens para as organizações por meio de planos estratégicos que podem contornar e evitar futuros problemas e diminuir a cultura da cópia mediante o desenvolvimento de projetos e planejamento de execução.
Downloads
Referências
AURIANI, M. Gestão do design nas indústrias de calçados femininos de Jaú. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). São Paulo, 2004. Universidade Paulista.
BARBARÁ, S.; FREITAS, S. (Org.). Design: gestão métodos, projetos, processos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998.
BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/SENAI/IEL, 1997.
FIELL, C. J.; FIELL, P. Design do século XXI. Colônia: Taschen, 2001.
MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
MORELLI, G. (Coord.) Cara brasileira: a brasilidade nos negócios, um caminho para o “made in Brazil”. Brasília: Sebrae, 2002.
PALOMINO, E. A moda. São Paulo: Publifolha, 2003.
PHILLIPS, P. L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blücher. 2008.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Doris Treptow, 2005.