Design como estratégia de gestão

Autores

  • Amanda Vatras

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.239

Palavras-chave:

design, estratégia, gestão.

Resumo

Este artigo aborda o design como estratégia de gestão para as empresas com fabricação voltada ao vestuário. Implicando disciplina, concentração, persistência, método e pesquisa, o design é capaz de proporcionar competitividade e vantagens para as organizações por meio de planos estratégicos que podem contornar e evitar futuros problemas e diminuir a cultura da cópia mediante o desenvolvimento de projetos e planejamento de execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AURIANI, M. Gestão do design nas indústrias de calçados femininos de Jaú. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). São Paulo, 2004. Universidade Paulista.

BARBARÁ, S.; FREITAS, S. (Org.). Design: gestão métodos, projetos, processos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998.

BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/SENAI/IEL, 1997.

FIELL, C. J.; FIELL, P. Design do século XXI. Colônia: Taschen, 2001.

MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.

MORELLI, G. (Coord.) Cara brasileira: a brasilidade nos negócios, um caminho para o “made in Brazil”. Brasília: Sebrae, 2002.

PALOMINO, E. A moda. São Paulo: Publifolha, 2003.

PHILLIPS, P. L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blücher. 2008.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Doris Treptow, 2005.

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

VATRAS, A. Design como estratégia de gestão. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 96–102, 2010. DOI: 10.26563/dobras.v4i8.239. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/239. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos