MUDE, Lisboa: explorações históricas únicas e múltiplas
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.559Palavras-chave:
museus de moda, MUDE (Museu do Design e da Moda), Galerias comerciais, Walter Benjamin.Resumo
Este artigo irá analisar o MUDE, Museu do Design e da Moda de Lisboa, e a sua exposição permanente Único e Múltiplo, que foi apresentada no museu entre 2009 e 2016, antes do MUDE fechar para a remodelação das suas instalações. O formato da exposição foi idealizado pela fundadora e diretora do museu, Barbara Coutinho, que também foi responsável pela curadoria da mostra em parceria com a especialista em moda Anabela Becho. O texto observará como a estrutura do edifício – anteriormente um banco - influenciou a disposição das peças na mostra. Posteriormente, analisarei a emergência de duas possibilidades muito diferentes de exploração do percurso da mostra, cada uma delas derivada de diferentes maneiras pelas quais as relações entre os objetos exibidos podem ser desenhadas nesse formato de exibição. O objetivo é destacar o surgimento de múltiplas narrativas históricas, derivadas de diferentes formas de se mover e olhar através da exposição, a partir das diferentes maneiras pelas quais o visitante é levado a combinar fragmentos dentro de um todo.
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