MUDE, Lisboa: explorações históricas únicas e múltiplas

Autores

  • Alessandro Bucci

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.559

Palavras-chave:

museus de moda, MUDE (Museu do Design e da Moda), Galerias comerciais, Walter Benjamin.

Resumo

Este artigo irá analisar o MUDE, Museu do Design e da Moda de Lisboa, e a sua exposição permanente Único e Múltiplo, que foi apresentada no museu entre 2009 e 2016, antes do MUDE fechar para a remodelação das suas insta­lações. O formato da exposição foi idealizado pela fundadora e diretora do mu­seu, Barbara Coutinho, que também foi responsável pela curadoria da mostra em parceria com a especialista em moda Anabela Becho. O texto observará como a estrutura do edifício – anteriormente um banco - influenciou a disposição das peças na mostra. Posteriormente, analisarei a emergência de duas possibilidades muito diferentes de exploração do percurso da mostra, cada uma delas derivada de diferentes maneiras pelas quais as relações entre os objetos exibidos podem ser desenhadas nesse formato de exibição. O objetivo é destacar o surgimento de múltiplas narrativas históricas, derivadas de diferentes formas de se mover e olhar através da exposição, a partir das diferentes maneiras pelas quais o visitante é levado a combinar fragmentos dentro de um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. The arcades project. New Ed. Harvard University Press, Cambridge, 2002.

BENJAMIN, Walter. Kleine Geschichte der Photographie.In: Jennings, M.W., Eiland, H., Smith, G. (Eds.), Die Lieterarische Welt. 1931; Little History of Photography. Selected Writings Volume 2 1927-1934. The Belknap Press of Harvard University Press, Cambridge, Mass, 2002.

BOWLBY, Rachel. Carried away: the invention of modern shopping. Columbia University Press, New York, 2000.

BREWARD, Christopher. Fashion. Oxford University Press, Oxford ; New York, 2003

CÂMARA Municipal de Lisboa. Programa Preliminar e o Projeto de Execução da Requalificação Integral do Edifício do MUDE. Câmara Municipal de Lisboa, 2014.

CÂMARA Municipal de Lisboa. Plano Diretor Municipal. Câmara Municipal de Lisboa, Lisbon, 2012.

CÂMARA Municipal de Lisboa. Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina, Diário da República 2a série. Câmara Municipal de Lisboa, Lisbon, 2011.

CALEFATO, Patrizia. The Clothed Body. Berg, Oxford, 2004.

CAPELO, Francisco. A new home for MUDE, Design and Fashion Museum. In: MUDE. Museu Do Design E Da Moda, N. 00. Câmara Municipal Lisboa, Lisbon, 2009.

COHN, David. Record interiors: museum of design & fashion. Architectural Record 197 September, 65-98, 2009.

COUTINHO, Bárbara. Interview with Bárbara Coutinho, 2015.

______________. MUDE, Design and Fashion Museum. Câmara Municipal Lisboa, Lisbon. 2012ª

______________. Nacional e Ultramarino: O BNU e a architectura do poder. Câmara Municipal Lisboa, Lisbon. 2012b.

COUTINHO, Bárbara, TOSTÕES, Ana. A exposição como obra de arte total: O MUDE como caso de estudo. MIDAS. Museus e estudos interdisciplinares, Lisbon. 2014

CROSSICK, Geoffrey; JAUMAIN, Serge. Cathedrals of Consumption: The european department store, 1850-1939. Ashgate, Altershot. 1999.

FRIEDBERG, Anne. Window shopping: cinema and the postmodern, Reprint edition. ed. University of California Press, 1994.

FOUCAULT, Michel. The order of things: an archaeology of the human sciences. Routledge, London, 1974.

GREENBERG, Reesa, FERGUSON, Bruce.W, NAIRNE, Sandy. (Eds.) Thinking about exhibitions. Routledge, London, 1996.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or,the cultural logic of late capitalism, post-contemporary Interventions. Duke University Press, Durham, 1991.

JENCKS, Charles. What is post-modernism? Academy Editions, London, 1996.

LYOTARD, Jean-François.The postmodern condition: a report on knowledge, theory and history of Literature. Manchester University Press, Manchester, 1984 WILLIAMS, Rosalind H. Dream worlds: mass consumption in late nineteenth-century France. University of California Press, 1991.

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

BUCCI, A. MUDE, Lisboa: explorações históricas únicas e múltiplas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 136–151, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.559. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/559. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução