A utilização de pranchas iconográficas na criação de figurinos de época para a teledramaturgia

Elizabeth Felipecki

Resumo


Neste artigo, descrevo uma das etapas da criação e da fabricação de figurinos de época para a teledramaturgia fundamentada na colagem de referências iconográficas e textuais sobre pranchas. Um processo de pesquisa que utiliza a análise interpretativa de um conjunto diverso e rico de imagens para estabelecer relações entre o figurino e o personagem. Partindo da descrição dos principais atributos de um figurino de época para a teledramaturgia, apresento a noção empírica e teórica de prancha iconográfica e sua função comunicacional. Utilizo uma das pranchas iconográficas desenvolvidas para os figurinos da telenovela Lado a Lado, obra de ficção que tem como cenário o Rio de Janeiro da Belle Époque, para ilustrar a composição da prancha e o resultado na fabricação de um dos trajes da protagonista Isabel.

Palavras-chave


figurinos de época; teledramaturgia; prancha de colagens; pranchas iconográficas; Lado a Lado.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSSON, Therése. Costume cinema and materiality: telling the story of Marie Antoinette through dress. Culture Unbond, v. 3, 2011, pp.101-112.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BAUDRILLARD, J. A moral dos objetos. Função-signo e lógica de classe. In: Semiologia dos objetos. Petrópolis: Vozes, 1972.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CONDURU, Roberto. E.H. Gombrich. Refinamento e Inovação. In: Tradição & Inovação. Anais do 5º Encontro do Mestrado em História da Arte da UFRJ/ 1997. Orgs.: CESÁRIO, Wellington; MANSUR, Monica; DE PAULA, Marcus Vinícius. Rio de Janeiro, 1998, p. 79-88.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DUNCAN, Emília. Corpo e personagem. In: CASTILHO, Kathia (Org.). A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Ed. Esfera, 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação: fruir e pensar a TV (com a colaboração de Sylvia Magaldi). Ed 3. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GAINES, Jane; HERZOG, Charlotte. Fabrications: costume and the female body. Routledge. New York. London. 1990.

HAN, Catherine Paula. Bringing Portraits Alive: Catherine Paula Han interviews Andrea Galer, The costume designer for Jane Eyre (BBC, 2006). Brontë studies, v. 39, n. 3, 2014, pp. 213-24.

LA MOTTE, Richard. Designing costumes for the historical film. Cineaste, spring 2004, pp. 50-54.

______. Costume Design 101: the business of art of creating costumes for film e and television, 2nd ed. USA: Ed. Michael Wiese Productions, 2010.

MALTA, M. O olhar decorativo: Ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.

NACIF, Maria Cristina Volpi. Estilo Urbano: um estudo das formas vestimentares das camadas médias urbanas, no Rio de Janeiro, na primeira metade do século vinte. Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense. Centro de Estudos Gerais. ICHF. Niterói, 2000.

PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectivas, 2011.

PIFANO, Raquel Quinet. História da Arte como história das imagens: a iconologia de Erwin Panofsky. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais. Set./Out./ Nov./ Dez. 2010, v. 7, ano VII, n. 3.




DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.640

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Elizabeth Felipecki

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.