Monitoramento de cor

Autores

  • Mônica Neder

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.720

Palavras-chave:

Monitoramento, moda, tendências, cor

Resumo

Este artigo trata do monitoramento de cor realizado durante as semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo no período de 2013 a 2016. O objetivo era perceber congruências de cores nos lançamentos. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico sobre tendências e pesquisas de moda, além de coleta das cores. Devido ao alto poder de disseminação da informação na rede, as informações analisadas foram coletadas na internet. Para o registro dos dados, construímos mapas de cores que, posteriormente, foram analisados por meio de fichas visuais e escritas. Para o entendimento da repetição dos padrões coloridos ao longo do período abrangido pelo estudo, produzimos gráficos comparativos categorizados por família, luminosidade e saturação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Mônica de Queiroz Fernandes. A cor incorporada ao ensino de projeto. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU, 2006. Xi, 154 f. : il. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, UFRJ, 2006.

BACK, Suzana. Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: SENAC, 2004.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. (Col. Etnologia).

GOETHE, Johann Wolfgang von. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LAMBERT, Patrícia. Controlling color. A practical introduction for designers and artists. Hong Kong: Everbest Printing Company Ltd, 1991.

NEDER, Mônica. A customização da pesquisa de moda: um método para cada tipo de empresa. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais_ant/anais/9-Coloquio-de-Moda_2013/ARTIGOS-DE-GT/Artigo-GT-Design-e-Processos-de-Producao-em-Moda/A-customizacao-da-pesquisa-de-moda-ummetodo-para-cada-tipo-de-empresa.pdf. Acesso em: 17 ago. 2016.

RHEINGANTZ, Paulo A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pósocupação. Rio de Janeiro: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Pós-Graduação em Arquitetura, UFRJ,

SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2013.

SILVA, Anielson. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

NEDER, M. Monitoramento de cor. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 235–253, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i23.720. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/720. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos