Ela pinta como se estivesse bordando: pinturas e vestimentas na obra de Maria Auxiliadora

Autores

  • Hanayrá Negreiros

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.869

Resumo

“O pessoal é político”. 

É através dessa breve, porém assertiva frase, que começamos a ler o texto curatorial que nos introduz à vida, às cores e às texturas de Maria Auxiliadora – mulher negra, mineira, artista plástica e detentora de muitas histórias e memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, Renata. I paint creoles. In: Catalogue Maria Auxiliadora: daily life, painting and resistence. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (MASP), 2018. p. 32-40.

HANISCH, Carol. The personal is political. The Women’s Liberation Movement classic with a new explanatory introduction. Carol Hanisch, 2009[1969]. Disponível em: http://www.carolhanisch.org/ CHwritings/PIP.html. Acesso em: 24 fev. 2019.

MASP. Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência. Masp, 2018. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes/maria-auxiliadora-da-silva-vida-cotidiana-pintura-e-resistencia. Acesso em: 3 fev. 2019.

SANTORO, Artur. Biographical Note. In: Catalogue Maria Auxiliadora: daily life, painting and resistence. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (MASP), 2018. p. 231-237.

VERGER, Fatumbi Pierre.Tráfico de escravos entre Benin e a Bahia. Bahia: Corrupio, 2002.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

NEGREIROS, H. Ela pinta como se estivesse bordando: pinturas e vestimentas na obra de Maria Auxiliadora. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 276–285, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v11i25.869. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/869. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas