Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950)
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1143Palavras-chave:
Imprensa, Publicidade, Moda, MulheresResumo
Análise sobre representações do feminino a partir dos anúncios publicitários da revista Anuário das Senhoras (1934 a 1958). O recorte temporal deste artigo compreende os anúncios a partir dos anos de 1940. O texto é guiado pelos conceitos de moda e publi-cidade, e dialoga com as discussões com os autores: Svendsen, Habermas, Lipovetsky and Wicliams. Entendendo-se moda como conceito que abrange múltiplos significados, a análi-se dos anúncios no periódico procurou discutir sua contribuição na construção e manuten-ção dos papéis sociais pensados para a mulher na realidade urbana brasileira da época. Ve-rificou-se o esforço da publicidade em equilibrar tradição e modernidade, num movimento que abria para as mulheres as portas do consumo e do trabalho ao mesmo tempo em que reafirmava seu papel central no ambiente doméstico.Downloads
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