Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1143

Palavras-chave:

Imprensa, Publicidade, Moda, Mulheres

Resumo

Análise sobre representações do feminino a partir dos anúncios publicitários da revista Anuário das Senhoras (1934 a 1958). O recorte temporal deste artigo compreende os anúncios a partir dos anos de 1940. O texto é guiado pelos conceitos de moda e publi-cidade, e dialoga com as discussões com os autores:  Svendsen, Habermas, Lipovetsky and Wicliams. Entendendo-se moda como conceito que abrange múltiplos significados, a análi-se dos anúncios no periódico procurou discutir sua contribuição na construção e manuten-ção dos papéis sociais pensados para a mulher na realidade urbana brasileira da época. Ve-rificou-se o esforço da publicidade em equilibrar tradição e modernidade, num movimento que abria para as mulheres as portas do consumo e do trabalho ao mesmo tempo em que reafirmava seu papel central no ambiente doméstico.

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Biografia do Autor

Ramona Lindsey Rodrigues Mendonça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES. Desenvolve atividades de pesquisa na área de História Cultural com ênfase em temáticas de moda, beleza e feiura nos periódicos e Gênero. Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018).

Francisco Fabiano de Freitas Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2006 e membro permanente do corpo docente do curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), nível mestrado, desde 2016.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

LINDSEY RODRIGUES MENDONÇA, R.; FABIANO DE FREITAS MENDES, F. Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 186–203, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v14i29.1143. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê