Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950)

Palavras-chave: Imprensa, Publicidade, Moda, Mulheres

Resumo

Análise sobre representações do feminino a partir dos anúncios publicitários da revista Anuário das Senhoras (1934 a 1958). O recorte temporal deste artigo compreende os anúncios a partir dos anos de 1940. O texto é guiado pelos conceitos de moda e publi-cidade, e dialoga com as discussões com os autores:  Svendsen, Habermas, Lipovetsky and Wicliams. Entendendo-se moda como conceito que abrange múltiplos significados, a análi-se dos anúncios no periódico procurou discutir sua contribuição na construção e manuten-ção dos papéis sociais pensados para a mulher na realidade urbana brasileira da época. Ve-rificou-se o esforço da publicidade em equilibrar tradição e modernidade, num movimento que abria para as mulheres as portas do consumo e do trabalho ao mesmo tempo em que reafirmava seu papel central no ambiente doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramona Lindsey Rodrigues Mendonça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES. Desenvolve atividades de pesquisa na área de História Cultural com ênfase em temáticas de moda, beleza e feiura nos periódicos e Gênero. Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018).
Francisco Fabiano de Freitas Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Professor Doutor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2006 e membro permanente do corpo docente do curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), nível mestrado, desde 2016.

Referências

eferências

BERGER, John. Modos de ver. 3. ed. Espanha: Gustavo Gili, 2004.

CALANCA, Daniela. A história social da moda. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

CONSELHO a todas as meninas (Almanaque de Cirandinha). Anuário das Senhoras, Rio de Janeiro, Sociedade anônima “O malho”, ano 22, p. 1, 1958. Anual.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados. São Paulo, v. 5, n.11, 1991. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 14 jul. 2018.

GARCIA, Janaína A. Beraldo. Escola de modelos: três décadas do Anuário das Senhoras (1934-1954). 2004, 176 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas: a história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

LUCA, Tania Regina de. Imprensa feminina: mulher em revista. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (orgs.). Nova história das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

MEDEIROS FILHO, João Quintino de. Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior. Mneme: Revista de Humanidades (Dossiê História do Corpo), Caicó, v. 16, n. 37, p. 10-36, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/viewFile/8174/6194. Acesso em: 14 jul. 2018.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho D’água, 2003.

O INSIGNIFICANTE... (Antarctica). Anuário das Senhoras, Rio de Janeiro, Sociedade anônima “O malho”, ano 22, p. 23, 1940. Anual.

PATROCLO, Luciana Borges; SILVA, Sabrinne Cordeiro Barbosa da. As revistas ilustradas infantis como fontes de pesquisa na história da educação: o exemplo do impresso feminino Cirandinha (1951-1958). In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – História da Educação: global, nacional e regional. [Anais...]. Paraíba: João Pessoa, UFPB, 2017. p. 1-867.

PREFÁCIO. Anuário das Senhoras, Rio de Janeiro: Sociedade anônima “O malho”, ano 22, p. 1, 1940. Anual.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpo e beleza: “sempre bela”. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (orgs.). Nova história das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. A história da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Publicidade: o sistema mágico. In: WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Publicado
2020-08-03
Como Citar
Lindsey Rodrigues Mendonça, R., & Fabiano de Freitas Mendes, F. (2020). Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950). dObra[s] – Revista Da Associação Brasileira De Estudos De Pesquisas Em Moda, 14(29), 186-203. https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1143
Seção
Dossiê