A identidade construída pela aparência: a moda negra no contexto norte-americano

Autores

  • Deyse Pinto de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1235

Palavras-chave:

Moda, Identidade, Afro-americano

Resumo

O estudo das identidades surgidas ao longo do desenvolvimento das sociedades capitalistas é um processo muito rico em significados. As roupas funcionam como um meio de comunicação eficiente e fundamental no ambiente urbano, transmitindo informações de forma não verbal, mas que podem ser compreendidas por todos. Compartilhando uma experiência de sofrimento em comum, os afro-americanos construíram um repertório próprio de moda ao longo do século XX que foi importante para o reconhecimento e a identificação desse grupo frente à sociedade norte-americana. O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância das roupas para a juventude negra se reconhecer, recuperar suas origens e se orgulhar de sua imagem.

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Biografia do Autor

Deyse Pinto de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

ALMEIDA, D. P. de. A identidade construída pela aparência: a moda negra no contexto norte-americano. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 64–90, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1235. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1235. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê