A identidade construída pela aparência: a moda negra no contexto norte-americano

Auteurs

  • Deyse Pinto de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1235

Mots-clés :

Moda, Identidade, Afro-americano

Résumé

O estudo das identidades surgidas ao longo do desenvolvimento das sociedades capitalistas é um processo muito rico em significados. As roupas funcionam como um meio de comunicação eficiente e fundamental no ambiente urbano, transmitindo informações de forma não verbal, mas que podem ser compreendidas por todos. Compartilhando uma experiência de sofrimento em comum, os afro-americanos construíram um repertório próprio de moda ao longo do século XX que foi importante para o reconhecimento e a identificação desse grupo frente à sociedade norte-americana. O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância das roupas para a juventude negra se reconhecer, recuperar suas origens e se orgulhar de sua imagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Deyse Pinto de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens

Références

BOULON, Patrice. A moral da máscara: merveilleux, zazous, dândis, punks, etc. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social. Classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006. ERNER, Guilherme. Vítimas da moda?: como a criamos, por que a seguimos. São Paulo: Ed. Senac-SP, 2005.

FELIX, João Batista de Jesus. Hip hop: cultura e política no contexto paulistano. 2005. 206 p. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, USP, 2005.

FOCHI, Marcos Alexandre Bazeia. Cultura hip hop e marcas alternativas: a presença da ideologia e das estratégias mercadológicas. 2006. 179 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2006.

GILMAN, Sander L. Black bodies, white bodies: toward an Iconography of female sexuality in late nineteenth century art, medicine, and literature. In: Critical inquiry vol. 12, n. 1, p. 204- 242. Published by: The University of Chicago Press Article Stable. Disponível em: http:// www.jstor.org/stable/1343468. Acesso em: 10 dez. 2014.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Ed. 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-asiáticos, 2001.

GIMENO, Patrícia Curi. Poética versão: a construção da periferia no rap. 2009. 169 p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2009.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11 ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 24, 2006, p. 68-75.

HALL, Stuart. & JEFFERSON, Thomas. Resistance through rituals; youth subcultures in post-war Britain. London

Huchtinson and Co, CCS, University of Birmingham, 1976.

Téléchargements

Publiée

2020-12-01

Comment citer

ALMEIDA, D. P. de. A identidade construída pela aparência: a moda negra no contexto norte-americano. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 64–90, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1235. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1235. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê