Desmistificando os estudos de tendências
Resenha de: MONÇORES, Aline (org.). Tendências: mitos, métodos e experiências sobre consumo e futuros. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2020.
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1248Resumo
O termo tendência é amplamente utilizado dentro do universo relacionado ao vestuário e aos outros elementos da aparência, muitas vezes com visões um pouco generalizadas e até mesmo equivocadas sobre o conceito e as práticas de seus estudos. De toda maneira, saber qual será a próxima moda atrai interesse tanto das empresas produtoras quanto de seus consumidores desde as mudanças de lábitos de consumo ainda no século XIX, o surgimento dos primeiros chamados bureaux de style em meados do século XX, quando esse tipo de pesquisa foi institucionalizado, até os atuais reports constantes divulgados por agências de pesquisa com alcance global. [...]
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2013.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MCCRACKEN, Grant. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MONÇORES, Aline. Tendências, o novo constante: um estudo sobre a origem das tendências no campo da moda. Rio de Janeiro. 177 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MONÇORES, Aline. Tendência de moda – Invenção da mídia? In: IX Colóquio de Moda, 2013, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.
SIMMEL, Georg. Da psicologia da moda: um estudo sociológico. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold (orgs.). Simmel e a modernidade. 2. ed. Brasília: Editora UNB, 2014. p. 159-168.