Desmistificando os estudos de tendências

Resenha de: MONÇORES, Aline (org.). Tendências: mitos, métodos e experiências sobre consumo e futuros. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2020.

Auteurs

  • Márcia Mesquita

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1248

Résumé

O termo tendência é amplamente utilizado dentro do universo relacionado ao vestuário e aos outros elementos da aparência, muitas vezes com visões um pouco generalizadas e até mesmo equivocadas sobre o conceito e as práticas de seus estudos. De toda maneira, saber qual será a próxima moda atrai interesse tanto das empresas produtoras quanto de seus consumidores desde as mudanças de  lábitos de consumo ainda no século XIX, o surgimento dos primeiros chamados bureaux de style em meados do século XX, quando esse tipo de pesquisa foi institucionalizado, até os atuais reports constantes divulgados por agências de pesquisa com alcance global. [...]

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Biographie de l'auteur

Márcia Mesquita

Doutora em Antropologia pelo PPGA-UFF. Professora do curso de Design de Moda na Universidade Veiga de Almeida.

Références

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Publiée

2020-12-01

Comment citer

MESQUITA, M. Desmistificando os estudos de tendências: Resenha de: MONÇORES, Aline (org.). Tendências: mitos, métodos e experiências sobre consumo e futuros. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2020. . dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 277–283, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1248. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1248. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas