A moda plus size pela lente das desigualdades sociais
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1436Palavras-chave:
Moda plus size, Desigualdades sociais, Design, moda, fashion designResumo
Neste artigo, nos propomos a aproximar o Campo do Design ao das Ciências Sociais, para examinar o universo simbólico de mulheres brasileiras gordas e de baixa renda, que compõem o quantitativo majoritário de indivíduos das mulheres de nossa sociedade, refletindo sobre a interação e os limites impostos pelo seu poder aquisitivo, em se tratando de acesso às mercadorias denominadas de Design de Moda. O método de análise considerou dados estatísticos sobre a população brasileira, revisão bibliográfica a respeito das noções de desigualdades sociais, pobreza, inclusão e exclusão, a partir das noções das Ciências Sociais, bem como a reflexão a respeito da dimensão cultural de igualdade e desigualdades para os brasileiros. Nesta pesquisa, convidamos os pares à reflexão sobre os aspectos sociais que impactam nossa sociedade, refletindo sobre como as desigualdades sociais podem ser refletidas nas diferenças observadas nas chances individuais de acesso e posse de bens socialmente valorizados. Concluimos que a exclusão é um produto do sistema e a igualdade uma dimensão cultural, composta de aspectos específicos de acordo com os códigos culturais vigentes, e que a moda, como meio de manifestação e manutenção das instâncias sociais, reflete os movimentos da sociedade.
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