O conceito de coolness como triunfo do DIY

a expressão pessoal de indivíduos cool

Autores

  • María Arcas Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i34.1475

Palavras-chave:

DIY, Coolness, Cultura alternativa, Diferenciação, Criação cultural

Resumo

O Do It Yourself (DIY) é uma maneira de se expressar, contrária mainstream, habitualmente ligada a culturas alternativas. Por meio de sua prática, cuja proposta é a criação espontânea de produtos pelos indivíduos, sejam eles roupas ou objetos, provoca uma oposição rebelde às correntes majoritárias. Assim, define-se coolness como a característica das pessoas que resistem aos costumes tradicionais e propõem a criação de um novo padrão. Entretanto, como o nível de individualidade e de criação espontânea não são alcançados por todos os adeptos do DIY, o objetivo deste artigo é definir a qualidade de cool (em oposição a convencional) presente nos produtos originários dessa prática e o motivo que os faz serem desejados pelo público. O método de trabalho é uma revisão bibliográfica diacrônica por meio da análise dos significados dos dicionários e das explicações oferecidas pelos autores em livros, manuais, artigos e teses em várias línguas. Foram localizadas e analisadas as definições do conceito de cool e sua evolução desde sua origem nos Estados Unidos, na década de 1940, passando por diversos países, até sua implementação na linguagem das tendências e da moda.

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Biografia do Autor

María Arcas Ruiz

Es doctoranda en el CSDMM de la Universidad Politécnica de Madrid y Licenciada en Periodismo por la Universidad Complutense de Madrid y Máster en Periodismo de la Agencia EFE. 

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

RUIZ, M. A. O conceito de coolness como triunfo do DIY: a expressão pessoal de indivíduos cool. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 34, p. 86–105, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i34.1475. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1475. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê