Looks do invisível: Carne, ornamento, barroco e zen nos autorretratos de Kimiko Yoshida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i38.1578

Palavras-chave:

Ornamentalismo, Mulher asiática, Carne, Autorretrato, Pintura corporal

Resumo

Desde 2001, a artista visual Kimiko Yoshida (Japão-França) tem produzido autorretratos em que a sua identidade desaparece sob trajes elaborados, pintura corporal e ornamentos. Os seus figurinos reconstituem pinturas conhecidas da história da arte euro-americana e a sua pele, integralmente coberta por tinta, numa remissão à pintura tradicional das gueixas japonesas, confunde-se com o fundo diante do qual ela posa. Neste artigo, olharemos para o percurso da artista, focando a forma como ela mesma transforma a sua carne em elemento plástico, inorgânico, apropriando-se do clichê em que foi transformada a imagem da mulher asiática pelo olhar ocidental. Atentaremos também para a tendência de abstração do corpo e de apagamento da individualidade presentes em seus autorretratos segundo princípios tanto da tradição espiritual do Japão como da Europa. Essas reflexões serão fundamentadas na teoria do ornamentalismo de Ainlin Cheng (2018), bem como no conceito de carne proposto por Deleuze em A lógica da sensação (1981).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Elias Meneghetti, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Pesquisa de pós-doutorado na PUC-SP/Departamento de Comunicação e Semiótica. Doutora em Design
pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo. Mestre em Estudos de Movimento pela Universidade
de Londres. E-mail: Cristinaelias09@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0598049534434387.

Referências

CHENG, Anne Anlin. Ornamentalism: a feminist theory for the yellow woman. Oxford: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1086/696921

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: a lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Zahar, 2007 [1981].

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: the logic of sensation. Trad. Daniel W. Smith. London: New York: Continuum, 2004 [1981].

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LE BRETON, David. A síndrome de Frankenstein. In: SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de (org.). Políticas do corpo: elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo: Estação Liberdade, 2005. p. 49-65.

LE BRETON, David. Escarificações na adolescência: uma abordagem antropológica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 33, p. 25-40, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v16n33/03.pdf. Acesso em: 10 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832010000100003

LE BRETON, David. O inapreensível do corpo. In: LE BRETON, David. Antropologia do corpo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 15-34. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3114882/mod_resource/content/1/Le%20Breton%2C%20David.%20

O%20inapreens%C3%ADvel%20do%20corpo.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

LE BRETON, David. O risco deliberado: sobre o sofrimento dos adolescentes. Revista de Ciências Sociais, n. 37, p. 33-44, out. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/14841/8603. Acesso em: 10 maio 2023.

LE BRETON, David. Rostos: ensaio de antropologia. Petrópolis: Vozes, 2019.

MEJUTO, Ariel Cancela. El mundo de las Geishas. Disponível em https://docplayer.es/10909384-El-mundo-de-las-geishas.html Acesso em: 4 de outubro de 2022.

MORISHITA, Noriko. Nori-yakko Dosue, 1987.

MYLES, Little. Ceremonies of disappearance: a critique of identity. Time Magazine, 2012. Disponível em: https://kimiko.fr/text/29-ceremonies-of-disappearance-kimiko-yoshidascritique-of-identity-by-myles-little-time-magazine-nyc-summer-2012-english/. Acesso em: 11 out. 2022.

RIBETTES, Jean-Michel. The brides of the world. Kimiko.fr, 2008. Disponível em: https://kimiko.fr/the-brides-of-the-world/. Acesso em: 3 out. 2022.

STRZELECKI, Zoey. Prostitute or artist? The truth about the geishas. Manchester Historian, 12 nov. 2014. Disponível em: https://manchesterhistorian.com/2014/prostitute-or-artistthe-truth-about-the-geishas/. Acesso em: 5 out. 2022.

TANAKA, Aiko. Don’t let geisha steal your husband: the reconstruction of the housewife in interwar Japan. U.S.-Japan Women’s Journal, n. 40, p. 122-146, 2011.

VOSS, Daniela. The philosophical concepts of meat and flesh: Deleuze and Merleau Ponty. Parrhesia, n. 18, p. 113-124, 2013.

YOSHIDA, Kimiko. Marry Me! Catálogo. Arles: Actes Sud, 2004. Disponível em: https://kimiko.fr/text/05-marry-me-by-kimiko-yoshida-actes-sud-2003-solo-show-35th-riprencontres-internationales-de-la-photographie-darles-2004-english/. Acesso em: 10 maio

YOSHIDA, Kimiko. Shironuri, autoportrait en geisha. Kimiko.fr, 2005. Disponível em: https://kimiko.fr/text/20-autoportrait-en-geisha-par-kimiko-yoshida-2005/ . Acesso em: 12 out. 2022.

YOSHIDA, Kimiko. The conceptual protocol of my self-portraits. Kimiko.fr, 2012a. Disponível em: https://kimiko.fr/text/42-note-sur-le-protocole-conceptuel-de-mes-peintures-par-kimikoyoshida/33-the-conceptual-protocol-of-my-self-portraits-by-kimiko-yoshida-solo-show-thesolo-project-basel-switzerland-june-2012-english/. Acesso em: 5 out. 2022.

YOSHIDA, Kimiko. The disappearing art. [Entrevista cedida a] Amaka M. Onyioha. Afro Style Magazine, 2012b. Entrevista com Kimiko Yoshida. Disponível em: https://kimiko.fr/text/the-disappearing-art/. Acesso em: 5 out. 2022.

YOSHIDA, Kimiko; RIBETTES, Jean-Michel. All that’s not me. Catálogo. Arles: Actes Sud, 2007a. Disponível em: https://kimiko.fr/text/31-all-thats-not-me-by-jean-michel-ribettesactes-sud-2007-solo-show-the-israel-museum-jerusalem-2006-english/. Acesso em: 10

out. 2022.

YOSHIDA, Kimiko; RIBETTES, Jean-Michel. Tombeau. Catálogo. Arles: Actes Sud, 2007b. Disponível em: https://kimiko.fr/text/35-tombeau-par-jean-michel-ribettes-actes-sud-2007-la-biennale-di-venezia-2009/30-tombeau-by-jean-michel-ribettes-actes-sud-2007-

la-biennale-di-venezia-2009-english/. Acesso em: 10 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

ELIAS MENEGHETTI, M. C. Looks do invisível: Carne, ornamento, barroco e zen nos autorretratos de Kimiko Yoshida. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 38, p. 118–136, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i38.1578. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1578. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê