La SAPE: vestir para resistir, resistir para existir
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1604Palavras-chave:
La SAPE, Arte, Moda, Resistir, ExistirResumo
O estudo apresenta uma análise sobre La SAPE (Société des Ambianceurs et Personnes Elégantes) tomando o ato de enroupar-se como uma ação de resistência para assegurar a existência estética dos corpos africanos. Trata-se de pensar a extensão da cultura da moda e da arte para as questões simbólicas da colonização europeia na África, em particular, pela difusão do dandismo durante o processo de colonização. A pesquisa analisa, sob o ponto de vista da crítica estética e da história, a complexidade do vestir, a fim de melhor compreender a inserção da moda nas práticas artísticas contemporâneas. Pretende-se investigar como a sua constituição está permeada de questões políticas relacionadas à cultura da visibilidade contemporânea, aos discursos de poder e às ações de resistência advindas do fenômeno da moda.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008.
BALZAC, Honoré de. Traité de la Vie Élégante. In: FLORENSAC, Jean. Les Dandys. Paris: Le Chat Rouge, 2013. p. 117-166.
BAUDELAIRE, Charles. OEuvres Completes. Paris: Robert Laffont, 2011.
BAZANQUISA, Rémy. La Sape et la Politique du Congo. Journal des Africanistes, t. 62, Fascicule 1, p.151-157, 1992. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/jafr_0399-
_1992_num_62_1_2343. Acesso em: 5 jul. 2021.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, 1)
CHAKRABARTY, D. Provincializing Europe: Postcolonial Thought and Historical Difference. New Jersey: Princeton Press, 2000.
CHARPY, Manuel. Les Aventuriers de la Mode. Les sapeurs congolais à Paris et l’usage de la mode en migration (1890-2014). Hommes & Migrations, n. 1310, p. 25-33, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/hommesmigrations/3146. Acesso 5 jul. 2021.
CIRIEZ, Frédéric. Mélo. Paris: Verticales, 2013.
COBLENCE, Françoise. Le Dandysme, obligation d’incertitude. Paris: Klincksieck, 1998.
COULIBALY, Daouda. La consommation de luxe vestimentaire comme processus de survalorisation de soi, de surconformité et de confiscation : le cas des Sapeurs Noirs Africains. Thèse (Doctorat en Sciences de gestion) – Lille: Lille 1, École doctorale Scieces économiques, sociales, de l’aménagement et du management (Villeneuve d’Ascq), 2013.
FANON, Frantz. Peau Noire, Masques Blancs. Paris: Folio, 1952.
FONDATION Cartier. Beauté Congo 1926-2015. Paris: Fondation Cartier, 2015.
GONDOLA, Didier. La SAPE des Mikilistes : Théâtre de l’artifice et répresentation onirique. Cahiers d’Études Africaines, v. 153, p. 13-47, 1999.
GLISSANT, Edouard. Poetique de la Rélation. Poétique III. Paris: Gallimard, 1990.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: Modernismos, Artes-Visuais, Políticas da Memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
JACOB, Yvane. Sapé comme Jadis: 60 Histoires de Gens Importants. Paris: Laffont, 2019.
LEWIS, Shantrelle P. Dandy Lion. New York: Aperture, 2017.
MABANCKOU, Alain. L’Art de se Vêtir Chez Les Sapeurs Congolais: Independance du Corps ou Aliénation Culturelle? In: MEDIAVILLA, H. SAPE. Paris: Intervalles, 2013. p. 20-25.
MAUNAC, Sandra; SANTOS, Mônica. Un Rêve d’Aller-Retour: La Sape Congolaise. In: MEDIAVILLA, H. SAPE. Paris: Intervalles, 2015. p. 146-151
M’BEMBA-NDOUMBA,Gaston. Ces Noirs qui se blanchissent la peau : la pratique du “maquillage” chez les Congolais. Paris: L’Harmattan, 2004.
MEDIAVILLA, H. SAPE. Paris: Intervalles, 2013.
MoCP – Museum of Contemporary Photography. Dandy Lion: (Re)Articulating Black Masculine Identity. New York: MOCP, Apr.-Jul. 2015.
MONTANDON, Alain. Avatars: Muguet, Mirliflor, Macaronis, Muscadins, Incroyables, Fashionables, Gandins, Gants Jaunes, Lions, Cocodès, Gommeux, Crevés. In: _____. Dictionnaire du Dandysme. Paris: Honoré Champion, 2016. p.70-79.
PALAIS DE TOKYO. Le Bord du Monde. Paris : Palais de Tokyo SAS, 2015.
SCHIFFER, Daniel Salvatore. L’Art du Dandy. In: Le Dandysme, dernier éclat d’héroïsme. Paris: Presses Universitaires de France, 2010. p. 83-101.
THE YAYAS de L’Élégance. Direção: Marie-Jose Pavlovic. Paris: [MA in Visual Anthropology – MAVA – University of Manchester], 2012. (27 min), son., color. Disponível: In: https://www.youtube.com/watch?v=iU_4-jB8RYw&t=192s Acesso 5 de Julho 2021.
TSAMBU, Léon; AYIMPAM, Sylvie. De la fripe à la Sape. Hommes & Migrations, n. 1310, p. 117-125, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais