Corpos (des)cobertos: moda e masculinidades em uma abordagem etnográfica

Autores

  • Álamo Bandeira
  • Walter Franklin M. Correia

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1607

Palavras-chave:

Fotoetnografia, Corpo, Consumo de moda, Redesenho corporal, Moda masculina

Resumo

Dos resultados obtidos em pesquisa de doutoramento (uma fotoetnografia urbana aplicada à moda), apresenta-se aqui um grupo urbano, formado por homens, entre 25 e 50 anos, com forte desejo de consumo, frequentadores das pool parties e after parties (festas eletrônicas voltadas ao público homossexual), que elabora seu léxico de moda por meio da escolha de vestuário e intervenções estéticas que projetam e emolduram seus corpos (re)desenhados. Convergem daí reflexões acerca de consumo e identidade (BAUMAN, 2008), corporalidade (LE BRETON, 2012, 2013, 2016) e capital simbólico (BOURDIEU, 1989, 2015). Os frequentadores de pool party traduzem seus ideais de consumo de moda no credo que sua musculatura — comprada, construída e padronizada — é sinônimo de sucesso e inserção social, portanto deve ser evidenciada. A seleção de fotografias, realizadas por este pesquisador, relata suas imersões nos seguinte locais: Brasília, Recife, São Paulo, João Pessoa, Natal, Tibau do Sul e Maceió, entre dezembro de 2020 e março de 2022. Os dados etnográficos apresentados corroboram, assim, a tese de que, diante das inúmeras pressões de consumo, o corpo masculino (coberto por tatuagens, lapidado em horas de academia, modulações hormonais e vultosos e invasivos procedimentos dermato-cosméticos, em diferentes graus) — antes mero coadjuvante do vestir — é (re)desenhado e elevado ao posto central de elemento de moda, gerando desejo de pertencimento
comparável ao provocado pelos tradicionais produtos de moda masculina.

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Biografia do Autor

Álamo Bandeira

Doutorando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (PPGDesign/UFPE) e bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco (FACEPE). E-mail: alamobandeira@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8009109979621067.

Walter Franklin M. Correia

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período Sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Professor Associado III do Departamento de Design da UFPE | Campus Recife e permanente/orientador no PPGDesign | Programa de Pós-graduação em Design na UFPE. Coordenador do PPGDesign – Programa de Pós-graduação em Design (2021-2023). Diretor do CAC – Centro de Artes e Comunicação da UFPE (2012-2016/2016-2020). E-mail: walter.franklin@ufpe. br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3252289006108114.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

BANDEIRA, Álamo .; M. CORREIA, W. F. . Corpos (des)cobertos: moda e masculinidades em uma abordagem etnográfica. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 96–124, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1607. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1607. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê