Narrativas de (re)construção subjetiva no reality show Esquadrão da moda

Autores

  • Simone Bueno da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.166

Palavras-chave:

reality show, Esquadrão da moda, televisão, construção subjetiva, semiótica discursiva.

Resumo

Tendo como foco a análise da construção de narrativas de (re)construção
subjetiva a partir do reality show de transformação Esquadrão da moda (What not
to wear), o trabalho tem como escopo investigar, à luz da semiótica discursiva, de
escola greimasiana, como esse formato televisivo, entendido como um fenômeno
da atualidade, constrói e conduz sua narrativa, que recursos expressivos utiliza e
a partir daí verificar os regimes de sentido e interação que promove e como esses
se convertem em regimes de presença, subjacentes aos modos de construção
subjetiva do contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: Edusp, 2002.

CASETTI, Francesco; CHIO, Federico de. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y práticas. Barcelona: Paidós, 1999.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta Editores, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julian. Maupassant: la semiotique du texte, exercices pratiques. Paris: Seuil, 1977.

_____. Du sens II. Essais Sémiotiques. Paris: Seuil, 1983.

_____. A sopa au pistou ou a construção de um objeto de valor. Revista Significação: revista brasileira de semiótica. n. 11, 12 , p. 7-21, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90509

_____. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Interactions risquées. Nouveax Actes Semiotiques, n. 103-105. Pulim: Limoges, 2005.

____ . Passions sans nom. Paris: PUF. 2004

LASCH, Christopher. Cultura do narcisismo. Rio de Janeiro: Imago, 1983.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2001.

_____; VÉLEZ, Marta Lucía. Persistência da relity TV. Significação: revista de cultura audiovisual, n. 32. São Paulo: Annablume, 2009.

MAFESSOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. Senac, 2001.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Espaços e tempos (pós) modernos ou na moda, os modos. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, A. M. (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

_____. Nas interações corpo e moda, os simulacros. XIII Colóquio do CPS, São Paulo, 2007a.

_____.Semiótica e modos de aparência. dObra[s], n. 2. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007b.

_____. Visualidade processual da Aparência. In: OLIVEIRA, A.C.; CASTILHO, K. Corpo e moda. Por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008

SAFATLE, Vladimir Pinheiro. Depois da culpabilidade: figuras do supereu na sociedade do consumo. In: PADRO, J. L. A; DUNKER, C. (Org.). Zizek Crítico. São Paulo: Hacker, 2005.

SODRÉ, Muniz . Antropológica do espelho. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2002.

TRIVINHO, Eugênio. Visibilidade mediática e violência transpolítica na cibercultura: condição atual da repercussão social-histórica do fenômeno glocal na civilização mediática avançada. In: Anais do XII encontro Nacional da Compós, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2012-01-24

Como Citar

SILVA, S. B. da. Narrativas de (re)construção subjetiva no reality show Esquadrão da moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 84–95, 2012. DOI: 10.26563/dobras.v5i11.166. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/166. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos