Yawanawá: o encontro com o Design de Moda e a globalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1683

Palavras-chave:

Design de Moda, Globalização, Yawanawás, Identidade nacional

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica e uma análise crítica da relação do povo indígena amazonense Yawanawá com a globalização nos âmbitos político, social e econômico. Além disso, explora o diálogo estabelecido entre o povo indígena e o Design de Moda, com foco específico na colaboração com a marca carioca FARM, e as implicações reveladas por essa conexão. Como referencial teórico são empregados os autores Néstor García Canclini, Renato Ortiz e Alberto Cipiniuk, além de ser realizada uma análise de produtos da parceria, como esta é apresentada e a observação in loco de uma das lojas internacionais da marca. Buscamos investigar a dinâmica dessa relação para examinar a questão da representação de identidade nacional e “brasilidade” enquanto construção e valor de diferenciação em um produto de moda, bem como o poder discursivo de uma marca em processo de internacionalização. Por meio dessa pesquisa, procuramos compreender como o povo Yawanawá se posiciona diante dos desafios impostos pela globalização, abordando os impactos sociais e econômicos que essa relação com o mundo globalizado gera, assim como investigamos como uma marca se utiliza dessa relação para gerar visibilidade, demonstrar responsabilidade social em seu discurso e seu posicionamento. Ao considerar esses aspectos, o artigo pretende lançar luz sobre as complexidades dessa relação e suas possíveis implicações para a identidade cultural da etnia Yawanawá e o poder discursivo da marca de moda FARM em um cenário globalizado.

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Biografia do Autor

Mariana dos Santos Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Design da EBA/ UFRJ. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Veiga de Almeida e especialização em Gestão e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

Fernanda de Abreu Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Design pela PUC-Rio, Professora Associada do curso de Comunicação Visual Design e do Programa de Pós-graduação em Design da EBA/ UFRJ.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

COUTO, M. dos S.; CARDOSO, F. de A. Yawanawá: o encontro com o Design de Moda e a globalização. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 131–149, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1683. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1683. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê