Yawanawá: o encontro com o Design de Moda e a globalização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1683

Palabras clave:

Design de Moda, Globalização, Yawanawás, Identidade nacional

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão teórica e uma análise crítica da relação do povo indígena amazonense Yawanawá com a globalização nos âmbitos político, social e econômico. Além disso, explora o diálogo estabelecido entre o povo indígena e o Design de Moda, com foco específico na colaboração com a marca carioca FARM, e as implicações reveladas por essa conexão. Como referencial teórico são empregados os autores Néstor García Canclini, Renato Ortiz e Alberto Cipiniuk, além de ser realizada uma análise de produtos da parceria, como esta é apresentada e a observação in loco de uma das lojas internacionais da marca. Buscamos investigar a dinâmica dessa relação para examinar a questão da representação de identidade nacional e “brasilidade” enquanto construção e valor de diferenciação em um produto de moda, bem como o poder discursivo de uma marca em processo de internacionalização. Por meio dessa pesquisa, procuramos compreender como o povo Yawanawá se posiciona diante dos desafios impostos pela globalização, abordando os impactos sociais e econômicos que essa relação com o mundo globalizado gera, assim como investigamos como uma marca se utiliza dessa relação para gerar visibilidade, demonstrar responsabilidade social em seu discurso e seu posicionamento. Ao considerar esses aspectos, o artigo pretende lançar luz sobre as complexidades dessa relação e suas possíveis implicações para a identidade cultural da etnia Yawanawá e o poder discursivo da marca de moda FARM em um cenário globalizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana dos Santos Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Design da EBA/ UFRJ. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Veiga de Almeida e especialização em Gestão e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

Fernanda de Abreu Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Design pela PUC-Rio, Professora Associada do curso de Comunicação Visual Design e do Programa de Pós-graduação em Design da EBA/ UFRJ.

Citas

CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora USP, 2019.

CARDOSO, Fernanda de Abreu; CENTENO, Gláucia. BRASILIDADES – o design brasileiro e as representações da identidade nacional. Inovação, Estudos e Pesquisas – Reflexões para o Universo Têxtil e de Confecção, pp. 41-54 - Estação das Letras, São Paulo, 2012.

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

CIPINIUK, Alberto. Design – O livro dos porquês. Rio de Janeiro: Editora PUC RIO; São Paulo: Ed. Reflexão, 2014.

COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE. Disponível em: < https://cpiacre.org.br/ >. Acesso em 03 jul. 2023.

FARM. Disponível em: < https://www.farmrio.com.br/ >. Acesso em 27 jul. 2023.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

GRUPO SOMA. Disponível em: < https://www.somagrupo.com.br/ >. Acesso em 03 jul. 2023.

HOBSBAWN, E. & RANGER, T. A Invenção das Tradições. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A, 1997.

ISA – INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. < https://www.socioambiental.org/pt-br > Acesso em: 10 jul. 2023.

MAKHLOUF, Alexandre. Cidadã do Mundo. Revista Gol, número 198, pp.86-91, set. 2018.

MICHI, Leny Nayra. O papel do estado nas parcerias comerciais entre povos indígenas amazônicos e empresas na comercialização de produtos florestais não madeireiros. São Paulo, 2007. Dissertação de mestrado – Programa de pós-graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo.

NAVEIRA, Miguel Alfredo. Yawanawá: da guerra à festa. Florianópolis, 1999. Dissertação de mestrado – Programa de pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

NYE, J. Soft Power: The Means to Success in World Politics. Cambridge: PublicAffairs (2005).

ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. Revista Sociedade e Estado. Volume 28, número 3, pp. 609-633, Setembro/Dezembro 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922013000300008

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Editora Brasiliense S.A, 1985.

PIB SOCIOAMBIENTAL. “Povo: Yawanawá”. Disponível em < https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yawanaw%C3%A1 >. Acesso em: 10 jul. 2023.

RESET. Do Acre para o mundo: O líder que colocou os Yawanawá no mapa da moda Disponível em: <https://www.capitalreset.com/do-acre-para-o-mundo-o-lider-que-colocou-os-yawanawa-no-mapa-da-moda/> Acesso em 29 de jul. de 2023

REVISTA ELETRÔNICA A FOLHA DE S.PAULO. Sebastião Salgado na Amazônia. Arte Folha Uol. 2017. Disponível em: < https://arte.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/sebastiao-salgado/yawanawa/o-povo-ressuscitou-cresceu-e-ganhou-a-aldeia-global/ > Acesso em: 27 de jul. 2023.

REVISTA ELETRÔNICA A FOLHA DE S. PAULO. Urucum transforma a vida em comunidade. Arte Folha Uol. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2611200031.htm >. Acesso em 08 jul. 2023.

REVISTA HYPENESS. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2018/04/empoderamento-feminino-e-protecao-da-amazonia-inspiram-nova-colecao-da-farm-em-parceria-com-indias-yawanawa/ > Acesso em 03 fev. 2023.

Publicado

2024-04-01

Cómo citar

COUTO, M. dos S.; CARDOSO, F. de A. Yawanawá: o encontro com o Design de Moda e a globalização. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 131–149, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1683. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1683. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê