Corpos, artefatos e representações a partir do Primeiro Desfile da Moda Brasileira (IAC-MASP, 1952)

Autores

  • Ana Julia Melo Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1739

Palavras-chave:

Primeiro Desfile da Moda Brasileira, Escola de Desenho Industrial, IAC-MASP, Estudos de Gênero, Cultura Material

Resumo

Este artigo tem como intuito analisar o Primeiro Desfile da Moda Brasileira, que ocorreu em 1952, uma iniciativa atrelada ao curso de Desenho Industrial do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), a partir de uma aproximação de estudos em torno do gênero e da cultura material. Em um primeiro momento, apresentamos os objetivos da iniciativa por meio de um conjunto de fotografias encontradas no acervo do museu. Em seguida, abordamos como o gênero pode ser pensado como quadro de análise e ponto de partida de investigação, colocando em evidência a relação entre corpos, práticas e objetos por meio dos registros históricos. Desse modo, pretendemos propor uma reflexão em torno da história da moda e do design, entendendo que não há como se pensar nessas práticas dissociadas das configurações sociais que as atravessam.

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Biografia do Autor

Ana Julia Melo Almeida, Universidade de São Paulo

Possui doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2022), com período de sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS Paris, 2019-2020), ambos com bolsa FAPESP. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

ALMEIDA, A. J. M. Corpos, artefatos e representações a partir do Primeiro Desfile da Moda Brasileira (IAC-MASP, 1952). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 525–539, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1739. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1739. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

V - Moda, Corpos e Artefatos