Cada lugar na sua coisa: do álbum de família à materialidade da roupa

Autores

  • Thais Dyck dos Santos Lima Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6087-0858
  • Ronaldo de Oliveira Corrêa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1758

Palavras-chave:

Processo criativo, Fotografia, Memória, Agência, Design

Resumo

O objetivo deste artigo é entender o papel das fotografias de álbuns de família como suportes de memória nos processos de criação de vestuário. Esse trabalho se fundamenta em um estudo de caso realizado junto à marca de moda autoral curitibana, Novo-Louvre. Foram utilizados procedimentos metodológicos de análise de fontes heterogêneas, como entrevistas concedidas pela designer Mariah Salomão Viana e objetos do seu acervo pessoal, dentre os quais, álbuns fotográficos e documentos referentes aos seus processos criativos. Como resultado, compreendemos que as fotografias atuam como memórias objetualizadas que agenciam e são agenciadas junto aos processos criativos, materializando narrativas e prescrições sociais.

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Biografia do Autor

Thais Dyck dos Santos Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda

Ronaldo de Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Doutor.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

LIMA, T. D. dos S.; CORRÊA, R. de O. Cada lugar na sua coisa: do álbum de família à materialidade da roupa. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 402–422, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1758. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1758. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos