Os Pequenos Lordes: Uma análise da moda infantil masculina da primeira metade do século XX (1905-1958)

Autores

Palavras-chave:

Indumentária, Infância, Meninos, Lorde, Moda

Resumo

Este artigo procura analisar o auge do fenômeno da moda de vestir meninos como “pequenos lordes”, o seu declínio e seu desaparecimento ao longo da primeira metade do século XX. Essa forma de vestimenta ficou conhecida pelo livro infantil Pequeno Lorde, de Frances Hodgoson Burnett. Como fontes para analisar a trajetória desse estilo são utilizadas duas publicações brasileiras: a revista infantil O Tico-Tico e a publicação feminina Anuário das Senhoras, além do próprio livro de Burnett e suas representações no teatro e cinema. Por meia delas, se discutem os padrões de vestimenta infantil (em especial masculino) da primeira metade do século XX e as diversas transformações pelas quais passaram. Como principais referências estão as obras de Philippe Ariès, Jo B. Paolleti e Gilda de Mello e Souza. Por fim, são traçadas reflexões sobre como conceitos como doçura, delicadeza e beleza, que pautavam um ideal de masculinidade infantil nas décadas de 1900 e 1910, foram desaparecendo e sendo suplantados por valores como vigor e bravura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Brasil Magno, Universidade Federal do Paraná

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BARD, Christine. Une histoire politique du pantalon. Paris: Seuil, 2010.

COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. São Paulo: Graal, 1979.

ENNE, Ana Lucia. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos constitutivos de uma categoria-chave da modernidade. Comunicação Mídia e Consumo, 2011, 7.20: 13-35.

JABLONKA, Ivan. A infância ou a “viagem rumo à virilidade”. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges. História da Virilidade v.2 - o triunfo da virilidade: o século XIX. Petrópolis, Vozes, 2013.

HUNT, Kristin. The Masculinization of Little Lord Fauntleroy. 2020. Disponível em: https://daily.jstor.org/the-masculinization-of-little-lord-fauntleroy/. Acesso em: 11 nov. 2023.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O espírito das roupas: A Moda no Século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

PAOLETTI, Jo Barraclough. Pink and blue: Telling the boys from the girls in America. Indiana University Press, 2012.

PERROT, Michelle. Figuras e papéis. In: PERROT, M História da vida privada 4 – da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras 1991.

ROVERI, Fernanda Theodoro. Criança, o botão da inocência: as roupas e a educação do corpo infantil nos anos dourados. Tese (Doutorado em educação), Unicamp, Campinas. 2014.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: A Moda no Século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

MAGNO, I. B. Os Pequenos Lordes: Uma análise da moda infantil masculina da primeira metade do século XX (1905-1958). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 73–96, 2024. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1761. Acesso em: 7 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê