Os Pequenos Lordes: Uma análise da moda infantil masculina da primeira metade do século XX (1905-1958)

Autori

Parole chiave:

Indumentária, Infância, Meninos, Lorde, Moda

Abstract

Este artigo procura analisar o auge do fenômeno da moda de vestir meninos como “pequenos lordes”, o seu declínio e seu desaparecimento ao longo da primeira metade do século XX. Essa forma de vestimenta ficou conhecida pelo livro infantil Pequeno Lorde, de Frances Hodgoson Burnett. Como fontes para analisar a trajetória desse estilo são utilizadas duas publicações brasileiras: a revista infantil O Tico-Tico e a publicação feminina Anuário das Senhoras, além do próprio livro de Burnett e suas representações no teatro e cinema. Por meia delas, se discutem os padrões de vestimenta infantil (em especial masculino) da primeira metade do século XX e as diversas transformações pelas quais passaram. Como principais referências estão as obras de Philippe Ariès, Jo B. Paolleti e Gilda de Mello e Souza. Por fim, são traçadas reflexões sobre como conceitos como doçura, delicadeza e beleza, que pautavam um ideal de masculinidade infantil nas décadas de 1900 e 1910, foram desaparecendo e sendo suplantados por valores como vigor e bravura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Isabela Brasil Magno, Universidade Federal do Paraná

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

Riferimenti bibliografici

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BARD, Christine. Une histoire politique du pantalon. Paris: Seuil, 2010.

COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. São Paulo: Graal, 1979.

ENNE, Ana Lucia. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos constitutivos de uma categoria-chave da modernidade. Comunicação Mídia e Consumo, 2011, 7.20: 13-35.

JABLONKA, Ivan. A infância ou a “viagem rumo à virilidade”. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges. História da Virilidade v.2 - o triunfo da virilidade: o século XIX. Petrópolis, Vozes, 2013.

HUNT, Kristin. The Masculinization of Little Lord Fauntleroy. 2020. Disponível em: https://daily.jstor.org/the-masculinization-of-little-lord-fauntleroy/. Acesso em: 11 nov. 2023.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O espírito das roupas: A Moda no Século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

PAOLETTI, Jo Barraclough. Pink and blue: Telling the boys from the girls in America. Indiana University Press, 2012.

PERROT, Michelle. Figuras e papéis. In: PERROT, M História da vida privada 4 – da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras 1991.

ROVERI, Fernanda Theodoro. Criança, o botão da inocência: as roupas e a educação do corpo infantil nos anos dourados. Tese (Doutorado em educação), Unicamp, Campinas. 2014.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: A Moda no Século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Pubblicato

2024-08-01

Come citare

MAGNO, I. B. Os Pequenos Lordes: Uma análise da moda infantil masculina da primeira metade do século XX (1905-1958). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 73–96, 2024. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1761. Acesso em: 7 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê