Design Pluriversal e Inclusivo

Uma Análise das Iniciativas Globais de Ensino e sua Influência no ensino do Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1845

Palavras-chave:

Design Pluriversal, Design Inclusivo, Educação, Cultura

Resumo

Sendo o design pluriversal uma das perspectivas do design inclusivo, considera-se importante entender como as iniciativas de formação de designers vem se apresentando na contemporaneidade em prol desta perspectiva. Assim, este trabalho dedica-se a desenvolver uma pesquisa de revisão bibliográfica e revisão sistemática para analisar as principais iniciativas de ensino globais que estão engajadas em práticas pluriversais do design enquanto campo de estudo da educação. A partir da coleta, foi possível perceber que as abordagens do pensamento pluriversal para o ensino do design variam de acordo com as abordagens que atuam (a) as propostas de educação e formação de profissionais engajados com o pensamento pluriversal, (b) modelos de atuação na transformação social de comunidades oprimidas e/ou periféricas, (c) avanço acadêmico no sentido de formar lideranças para mudanças em sistemas complexos, (d) uso de tecnologias sociais para o impacto em comunidades específicas, (e) contribuição social através da inovação com foco primordial na sustentabilidade, (f) fortalecimento e empoderamento de grupos oprimidos desenvolvendo propostas de superação de contradições sociais por meio do design. Diante dos resultados, foi possível realizar um mapeamento de pontos chave para a proposição de outras iniciativas de ensino do design pluriversal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Keller, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE), bolsista PROSUC/CAPES.

Renata Fratton, Universidade Feevale

Doutora em História (PUC). Professora no curso de Moda (FEEVALE).

Referências

BIZOTTO DOS SANTOS, William; MAZZAROTTO, Marco; CONSTANT VAN AMSTEL, Frederick Marinus. Tomando um LADO: formação crítica e prática extensionista no Laboratório de Design contra Opressões. Arcos: Design, Cultura e Visualidade, v. 17, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.78425

Buchanan, R.. Wicked Problems in Design Thinking. Design Issues. Spring, 8:2, 5-21. The MIT Press, 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/1511637

CALIFORNIA COLLEGE OF ARTS. Decolonizing design. Disponível em https://www.cca.edu/newsroom/decolonial-school-decolonizing-design/. Acesso em 29 de abril de 2024.

CARNEGIE MELLON UNIVERSITY. Master of Design in Design for Interactions. Disponível em https://design.cmu.edu/about-our-programs/masters-degrees/master-design-design-interactions. Acesso em 29 de abril de 2024.

DESIGN E OPRESSÃO. Design of Opressed. https://www.designeopressao.org/publicacoes/designs-of-the-oppressed/. Acesso em 29 de abril de 2024.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir dafilosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1. Janeiro/Abril 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100004

ESCOBAR, Arturo. Designs for the pluriverse. Durham and London: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371816

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.

hooks, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

HUDSON-MILES, Richard. Experiências em Ensino Autônomo de Artes no Reino Unido, 2010-até o presente. Educação & Realidade, v. 46, p. e118205, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236118205

INSCAPE. Bachelor of Design Specialising in Ideation Design. Disponível em https://www.inscape.ac/courses/course-type/undergraduate/bachelors/bdes-ideation-design/. Acesso em 29 de abril de 2024.

IRWIN, Terry. The Emerging Transition Design Approach. Disponível em 10.21606/dma.2017.210. 2018.

MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design. São Leopoldo – RS: Editoria Unisinos, 2017.

MAZZAROTTO FILHO, Marco André et al. Prospectando qualidades relacionais anticoloniais na Educação em Design. Revista V! RUS, v. 1, n. 26, 2023.

Moraes, Veronica Magno de. RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO DO DESIGN: Diversificação curricular para uma pedagogia pluriversal. 2023. Tese de Doutorado.

ONTARIO COLLEGE OF ART AND DESIGN UNIVERSITY. Faculty of Design. Disponível em https://www.ocadu.ca/academics/faculty-of-design. Acesso em 29 de abril de 2024.

ROYAL MELBOURNE INSTITUTE OF TECHNOLOGY. Master of Design Futures. Disponível em https://www.rmit.edu.au/study-with-us/levels-of-study/postgraduate-study/masters-by-coursework/master-of-design-futures-mc245. Acesso em 29 de abril de 2024.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DEL ESTADO DE MORELOS. Maestría en Imagen, Arte, Cultura y Sociedad. Disponível em https://diseno.uaem.mx/oferta-educativa/posgrado/maestria-en-imagen-arte-cultura-y-sociedad/. Acesso em 29 de abril de 2024.

UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES. Maestría en Diseño Abierto para la Innovación. Disponível em: https://master-open-design.org/ 2024. Acesso em 29 de abril de 2024.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL – PARANÁ. Extensão. Disponível em https://utfpr.curitiba.br/dadin/?page_id=12. Acesso em 29 de abril de 2024.

UNIVERSITY OF NEW MEXICO. Indigenous Design + Planning Institute. Disponível em https://idpi.unm.edu/?_gl=1*1xyoqpn*_gcl_au*MTgzNTA3MTU3Mi4xNzE0MDU2MTAy. Acesso em 29 de abril de 2024.

UNIVERSITY OF WESTERN AUSTRALIA. Bachelor of Environmental Design. Disponível em https://www.uwa.edu.au/study/courses/bachelor-of-environmental-design#degree-overview. Acesso em 29 de abril de 2024.

VIDAL, Julia; DE SOUZA, Júlia Muniz. A moda e seu ensino decolonial como tecnologias de encantamento para preservação das vestimentas indígenas no cotidiano. dObra [s]–revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 40, p. 67-87, 2024. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1702

JULIA VIDAL. Consultoria Pluriversal Ewà Poranga. Disponível em https://www.juliavidal.com.br/escola. Acesso em 29 de abril de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

KELLER, D.; FRATTON, R. Design Pluriversal e Inclusivo: Uma Análise das Iniciativas Globais de Ensino e sua Influência no ensino do Design. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 237–256, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1845. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1845. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê