Design Pluriversal e Inclusivo
Uma Análise das Iniciativas Globais de Ensino e sua Influência no ensino do Design
DOI :
https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1845Mots-clés :
Design Pluriversal, Design Inclusivo, Educação, CulturaRésumé
Sendo o design pluriversal uma das perspectivas do design inclusivo, considera-se importante entender como as iniciativas de formação de designers vem se apresentando na contemporaneidade em prol desta perspectiva. Assim, este trabalho dedica-se a desenvolver uma pesquisa de revisão bibliográfica e revisão sistemática para analisar as principais iniciativas de ensino globais que estão engajadas em práticas pluriversais do design enquanto campo de estudo da educação. A partir da coleta, foi possível perceber que as abordagens do pensamento pluriversal para o ensino do design variam de acordo com as abordagens que atuam (a) as propostas de educação e formação de profissionais engajados com o pensamento pluriversal, (b) modelos de atuação na transformação social de comunidades oprimidas e/ou periféricas, (c) avanço acadêmico no sentido de formar lideranças para mudanças em sistemas complexos, (d) uso de tecnologias sociais para o impacto em comunidades específicas, (e) contribuição social através da inovação com foco primordial na sustentabilidade, (f) fortalecimento e empoderamento de grupos oprimidos desenvolvendo propostas de superação de contradições sociais por meio do design. Diante dos resultados, foi possível realizar um mapeamento de pontos chave para a proposição de outras iniciativas de ensino do design pluriversal.
Téléchargements
Références
BIZOTTO DOS SANTOS, William; MAZZAROTTO, Marco; CONSTANT VAN AMSTEL, Frederick Marinus. Tomando um LADO: formação crítica e prática extensionista no Laboratório de Design contra Opressões. Arcos: Design, Cultura e Visualidade, v. 17, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.78425
Buchanan, R.. Wicked Problems in Design Thinking. Design Issues. Spring, 8:2, 5-21. The MIT Press, 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/1511637
CALIFORNIA COLLEGE OF ARTS. Decolonizing design. Disponível em https://www.cca.edu/newsroom/decolonial-school-decolonizing-design/. Acesso em 29 de abril de 2024.
CARNEGIE MELLON UNIVERSITY. Master of Design in Design for Interactions. Disponível em https://design.cmu.edu/about-our-programs/masters-degrees/master-design-design-interactions. Acesso em 29 de abril de 2024.
DESIGN E OPRESSÃO. Design of Opressed. https://www.designeopressao.org/publicacoes/designs-of-the-oppressed/. Acesso em 29 de abril de 2024.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir dafilosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1. Janeiro/Abril 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100004
ESCOBAR, Arturo. Designs for the pluriverse. Durham and London: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371816
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
hooks, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
HUDSON-MILES, Richard. Experiências em Ensino Autônomo de Artes no Reino Unido, 2010-até o presente. Educação & Realidade, v. 46, p. e118205, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236118205
INSCAPE. Bachelor of Design Specialising in Ideation Design. Disponível em https://www.inscape.ac/courses/course-type/undergraduate/bachelors/bdes-ideation-design/. Acesso em 29 de abril de 2024.
IRWIN, Terry. The Emerging Transition Design Approach. Disponível em 10.21606/dma.2017.210. 2018.
MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design. São Leopoldo – RS: Editoria Unisinos, 2017.
MAZZAROTTO FILHO, Marco André et al. Prospectando qualidades relacionais anticoloniais na Educação em Design. Revista V! RUS, v. 1, n. 26, 2023.
Moraes, Veronica Magno de. RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO DO DESIGN: Diversificação curricular para uma pedagogia pluriversal. 2023. Tese de Doutorado.
ONTARIO COLLEGE OF ART AND DESIGN UNIVERSITY. Faculty of Design. Disponível em https://www.ocadu.ca/academics/faculty-of-design. Acesso em 29 de abril de 2024.
ROYAL MELBOURNE INSTITUTE OF TECHNOLOGY. Master of Design Futures. Disponível em https://www.rmit.edu.au/study-with-us/levels-of-study/postgraduate-study/masters-by-coursework/master-of-design-futures-mc245. Acesso em 29 de abril de 2024.
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DEL ESTADO DE MORELOS. Maestría en Imagen, Arte, Cultura y Sociedad. Disponível em https://diseno.uaem.mx/oferta-educativa/posgrado/maestria-en-imagen-arte-cultura-y-sociedad/. Acesso em 29 de abril de 2024.
UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES. Maestría en Diseño Abierto para la Innovación. Disponível em: https://master-open-design.org/ 2024. Acesso em 29 de abril de 2024.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL – PARANÁ. Extensão. Disponível em https://utfpr.curitiba.br/dadin/?page_id=12. Acesso em 29 de abril de 2024.
UNIVERSITY OF NEW MEXICO. Indigenous Design + Planning Institute. Disponível em https://idpi.unm.edu/?_gl=1*1xyoqpn*_gcl_au*MTgzNTA3MTU3Mi4xNzE0MDU2MTAy. Acesso em 29 de abril de 2024.
UNIVERSITY OF WESTERN AUSTRALIA. Bachelor of Environmental Design. Disponível em https://www.uwa.edu.au/study/courses/bachelor-of-environmental-design#degree-overview. Acesso em 29 de abril de 2024.
VIDAL, Julia; DE SOUZA, Júlia Muniz. A moda e seu ensino decolonial como tecnologias de encantamento para preservação das vestimentas indígenas no cotidiano. dObra [s]–revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 40, p. 67-87, 2024. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1702
JULIA VIDAL. Consultoria Pluriversal Ewà Poranga. Disponível em https://www.juliavidal.com.br/escola. Acesso em 29 de abril de 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Daniel Keller, Renata Fratton 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais