O mercado de consumo de moda

Autores

  • Marta Kasznar Feghali

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v4i10.189

Palavras-chave:

consumo, moda, inconsciente, neurociência, neuromarketing.

Resumo

Tendo como ponto de partida os estudos de Richard David Precht, este artigo analisa o inconsciente e suas implicações no mercado de consumo da moda e, em especial, as escolhas dos consumidores. Ao revelar os mecanismos cerebrais que ativam as decisões de compra, percebemos que o neuromarketing oferece fundamentos científicos e se constitui em uma ferramenta para a compreensão do comportamento dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

FEGHALI, Marta Kasznar. A indústria de informação de Moda: mecanismos de sedução, valor e poder na sociedade. Rio de Janeiro, 2002. Dissertação (Mestrado) – Instituto Brasileiro de Informação

em Ciência e Tecnologia (IBICT)/CNPq e da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

NAKAO, Jum. O artista da moda. In: PENSAMENTOS instigantes: David Hume e um paralelo com a moda. Filosofia, Ciência & Vida, São Paulo, ano II, nº 15, p. 36-43, 2007. Entrevista concedida a Rita Escolano.

PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou?: uma aventura na filosofia. São Paulo: Ediouro, 2009.

UNDERHILL, Paco. Vamos às compras!: a ciência do consumo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

FEGHALI, M. K. O mercado de consumo de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 90–96, 2010. DOI: 10.26563/dobras.v4i10.189. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/189. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos