O uniforme esportivo e sua recriação televisiva
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.241Palavras-chave:
uniforme de futebol, história, telerrealidade, Globo Esporte, Lado a lado.Resumo
Ao comparar fotos documentais dos primeiros jogos de futebol realizados no Estado do Rio de Janeiro com produções televisivas — uma jornalística e outra ficcional — destinadas a revisitar esse período histórico, este trabalho toma como objeto de análise o uniforme esportivo para discutir a recriação televisiva. Com base nos conceitos de “bios virtual” e “telerrealidade”, do teórico da Comunicação Muniz Sodré, a investigação recai sobre a reportagem comemorativa
dos 110 anos da primeira partida oficial de futebol no Rio, produzida pelo programa Globo Esporte, e sobre a ficção seriada Lado a lado, ambos exibidos na TV Globo.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Sérgio; MASSON, Nonnato. Futebol carioca começou há 70 anos com bola suíça. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 out. 1971, p. 36.
IORIO, Vitor; IORIO, Patrícia. Paissandu Atlético Clube: pioneiro do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PAC, 2001.
PAIVA, Raquel; SODRÉ, Muniz. Cidade dos artistas: cartografia da televisão e da fama no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
SANCHES, Regina Aparecida et alli. Evolução dos tecidos no uniforme de futebol. dObra[s], São Paulo: Estação das Letras e Cores, v. 4, n. 9, p. 21-23, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v4i9.198
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.