Moda e globalização no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v3i5.310Palavras-chave:
moda, globalização, identidade nacional, Brasil.Resumo
O artigo procura compreender como a moda produzida no Brasil se posiciona em um mercado global, no qual a idéia da diversidade assume caráter positivo, valorizando consigo a especificidade do nacional brasileiro como um símbolo distintivo. Contudo, esse caráter nacional, traduzido em uma visão de brasilidade, é cercado por processos de conformação simbólica dos quais atores mundiais participam. A brasilidade não será, então, definida nas fronteiras nacionais, mas em um contexto mais amplo, cujas forças em disputa, se são mundiais, também são distribuídas desigualmente. A indústria brasileira da moda, assim, deve trabalhar com um símbolo tornado distintivo – a brasilidade –, mas sobre o qual não tem o monopólio, necessitando empreender uma série de processos de negociação por legitimidade.
Downloads
Referências
ABREU, C.; RUBIN, D. A indústria da moda: os lucros estão na moda. Brasileiros, nº 4, out. 2007.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004.
CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
DINIZ FILHO, A. Entrevista à revista Textilia. Ano XVII, nº 67, jan/fev/mar 2008.
IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEÃO, J. A engenharia da moda e os programas das TVs por assinatura: análise das tendências de moda primavera/verão 97 através dos estudos de casos das empresas “Promostyl”, “Ciba” e “Du Pont” e os “86-60-86” e “Style”. Campinas, 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual
de Campinas. Instituto de Artes.
LEITÃO, D. K. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. Porto Alegre, 2007. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
_____. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100002
_____. A diversidade dos sotaques: o inglês e as ciências sociais. São Paulo: Brasiliense, 2008.
STEELE, V. Paris fashion: a cultural history. Nova Yorque: Oxford Univesity Press, 1999.
THOMAS, D. Deluxe: como o luxo perdeu o brilho. Os bastidores da atual indústria da moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008
WILLIAMS, R.H. Dream Worlds: mass consumption in late nineteenth-century France. Los Angeles: University of California Press, 1991.
WEB REFERÊNCIAS
www.abit.org.br
www.abest.com.br
www.apexbrasil.com.br
www.spfw.com.br
www.wgsn.com