Moda e globalização no Brasil contemporâneo

Autores/as

  • Miqueli Michetti

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i5.310

Palabras clave:

moda, globalização, identidade nacional, Brasil.

Resumen

O artigo procura compreender como a moda produzida no Brasil se posiciona em um mercado global, no qual a idéia da diversidade assume caráter positivo, valorizando consigo a especificidade do nacional brasileiro como um símbolo distintivo. Contudo, esse caráter nacional, traduzido em uma visão de brasilidade, é cercado por processos de conformação simbólica dos quais atores mundiais participam. A brasilidade não será, então, definida nas fronteiras nacionais, mas em um contexto mais amplo, cujas forças em disputa, se são mundiais, também são distribuídas desigualmente. A indústria brasileira da moda, assim, deve trabalhar com um símbolo tornado distintivo – a brasilidade –, mas sobre o qual não tem o monopólio, necessitando empreender uma série de processos de negociação por legitimidade.

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Publicado

2009-02-10

Cómo citar

MICHETTI, M. Moda e globalização no Brasil contemporâneo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 62–67, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i5.310. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/310. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos