Que mulata é essa? As ilustrações de Alceu Penna para o show Brasil Export (1972)
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.478Palavras-chave:
Alceu Penna, Mulata, Ilustração de Figurinos, Brasil Export.Resumo
Alceu Penna (1915-1980), criador da coluna As Garotas do Alceu em O Cruzeiro, se tornou referência em moda e comportamento pelas suas ilustrações em meados do século XX. Ao lado dessa atuação na imprensa, desenvolveu uma sólida e pouco conhecida carreira desenhando figurinos para espetáculos diversos entre as décadas de 1930 e 1970. Este artigo aborda a carreira de Penna como figurinista dos palcos dos cassinos ao teatro de revista até chegar aos shows tipo exportação, estes últimos difusores da mulata como objeto de desejo nacional. Brasil Export (1972), de Abelardo Figueiredo, para o qual o artista cria figurinos, se destaca no conjunto da sua produção, porque aponta ausências importantes para compreender a imagem da mulata que dele emerge.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução: Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
________, O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980
BONADIO, Maria Claudia. O fio sintético é um show!: moda, política e publicidade Rhodia S/A. 1960-1970. Campinas, 2005. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas.
________ GUIMARÃES, Maria Eduarda A. Alceu Penna e a construção de um estilo brasileiro: modas e figurinos. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 33, p. 145-175, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832010000100009
________ As modelos negras na publicidade de moda no Brasil nos anos 1960. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MODA, 3o, 2010,, São Paulo, Anais... Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/69020_As_modelos_negras_na_publicidade_de_
moda_no_Brasil_dos.pdf>. Acesso em: 10. dez. 2015
________ Moda e publicidade no Brasil nos anos 1960. São Paulo: nVersos, 2014.
CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
_______ Ruy. A noite do meu bem: a história e as histórias do samba-canção. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
_______ Ruy. Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CORRÊA, Mariza. Sobre a invenção da mulata. In: Cadernos Pagu (6-7), 1996: p. 35-50. Disponível em:
<http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/31102009-091413correa.pdf>. Acesso em: 11 out. 2014.
DAMASCENO, Janaína. O corpo do outro. Construções raciais e imagens de controle do corpo feminino negro: caso da Vênus Hotentote. In: FAZENDO GÊNERO 8 - CORPO, VIOLÊNCIA E PODER, de 25 a 28 de
agosto de 2008, Florianópolis.
DANTAS, Audálio. A mídia e o golpe militar. In: Estudos Avançados. São Paulo, v. 28, n. 80, p. 59-74, abril. 2014. Disponível em: http://ref.scielo.org/f3j7mc. Acesso em: 2 mar. 2016.DÍAZ-Benítez, María Elvira. Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro. São Paulo: Zahar, 2010.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. São Paulo: Global, 2006.
FIGUEIREDO, Abelardo. O show não pode parar. São Paulo: Editora Sapucaia, 2008.
GIACOMINI, Sonia Maria. Mulatas profissionais: raça, gênero e ocupação. In: Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1): 336, janeiro-abril/2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v14n1/a06v14n1>. Acesso em: COMPLETAR. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100006
HILL, Marcos César de Senna. Quem são os mulatos?: sua imagem na pintura modernista brasileira entre 1916 e 1934. Belo Horizonte, 2008. Tese (Doutorado), Escola de Belas Artes da Universidade Federal
de Minas Gerais, UFMG.
JUNIOR, Gonçalo. Alceu Penna e as Garotas do Brasil: moda e imprensa 1933/1980. São Paulo: CQL, 2004.
NEVES, Flávio Menna Barreto. Apostas encerradas: o breve império do Cassino Quitandinha. Petrópolis: Globalmídia Comunicação, 2009.
PAIVA, Eduardo França. Corpos pretos e mestiços no mundo moderno: deslocamento de gentes, trânsito de imagens. In: AMARANTINO. Marcia. PRIORI. Mary. (orgs.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o rebolado: vida e morte do teatro de revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
PENNA, Gabriela Ordones. Vamos Garotas!: Alceu Penna, moda, corpo e emancipação feminina (1938-1957). São Paulo: AnnaBlume/ FAPESP, 2010.
______Produções de sentidos em um arquivo pessoal: as ilustrações de figurinos de Alceu Penna para o show Brazil Export (1972). Goiânia, 2016. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual), Universidade Federal de Goiás.
PERDIGÃO, João; CONRRADI. Euler. O rei da roleta: a incrível vida de Joaquim Rolla. Rio de Janeiro: Casada Palavra, 2012.
PIPER, Rudolf. Garotas de papel: história da pin-up brasileira em 170 ilustrações. São Paulo: Ed. Global, 1976.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: USP e Perspectiva, 1988.
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos de 1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, Jorge & DELGADO, Almeida Neves (Orgs.). O Brasil Republicano: os tempos da ditadura. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.
SANTOS, Raphael Bispo. Feminilidade a dedo: danças, performances e erotismos no show bussiness brasileiro. In: ACENO, vol. 1, n. 2, p. 25- 39, ago. a dez. de 2014. ISSN 2358-5587. DOI: https://doi.org/10.48074/aceno.v1i2.2088
SCHWARCZ, L. M. Raça e diversidade. São Paulo: Edusp/Estação Ciência, 1996.
________ O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
STAM, Robert. Tropical multiculturalism: a comparative history of race in brazilian cinema and culture. Duke University Press, 1997.
SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
VIGARELLO, Georges. História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.