Vol. 9 Núm. 20 (2016)

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Publicado: 2016-11-29
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.473

Dossiê

  • A moda em movimento: a obra de Antoine Watteau (1684-1721) e as origens modernas de um fenômeno

    Laura Ferrazza de Lima
    8-25
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.474
  • Moda no Brasil nos anos 1920: um olhar nas caricaturas de Belmonte

    Marissa Gorberg
    26-51
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.475
  • A imagem e o anacronismo nas páginas da Garotas do Alceu

    Daniela Queiroz Campos
    52-67
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.476
  • Modas de madames e mocinhas: a colaboração de Alceu Penna em A Cigarra Magazine

    Jaqueline Moraes de Almeida
    68-93
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.477
  • Que mulata é essa? As ilustrações de Alceu Penna para o show Brasil Export (1972)

    Gabriela Ordones Penna
    94-115
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.478

Artigos

  • Tradução e transcriação em figurino

    Ana Carolina Acom
    116-127
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.479
  • Luchino Visconti, mediador entre moda, memória e cinema

    Márcia Mendonça
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.480
  • Forget me Knot – dos anéis e de seus materiais

    Beatriz Ferreira Pires
    148-159
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.481
  • Tropicália: contracultura, moda e comportamento em fins da década de 60

    Patrícia Marcondes de Barros
    160-177
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.482
  • Fashion Mix: uma exposição sobre a contribuição dos imigrantes para a moda parisiense

    Solange Riva Mezabarba
    178-192
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.483
  • “Corpos vestidos”: a silhueta feminina (re)significada de Coco Chanel

    Letícia Formoso Assunção
    192-202
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.484
  • Além dos tamanhos: o corpo e a moda nos blogs

    Letícia Sarturi, Carla Cerqueira
    203-215
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.485
  • O plus size sob a ótica da sintaxe visual: a necessidade do aprimoramento da expressão das consumidoras de moda maior

    Amanda Prado Silva
    216-227
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.486
  • A exclusividade é o luxo recifense 1: um estudo sobre o processo de significação dos conceitos de luxo e popular pelos designers da capital pernambucana

    Maria Teres Lopes, Natália Cristina Barbosa
    228-243
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.487

Resenhas

  • As roupas, as coisas e os conceitos: notas exploratórias sobre uma exposição de arte

    Mylene Mizrahi
    246-253
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.488
  • Um ar de excelência

    Mariana Christina Tavares Rodrigues
    254-262
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.489
  • Modelando o vestir do Brasil: resgate cultural e técnico do traje do século XIX

    Marizilda dos Santos Menezes
    263-267
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.490

Tradução

  • Ferramentas poderosas para um manifesto da moda

    266-272
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.491
  • Joias Bijoux Sthéphane Mallarmé

    273-277
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.492