Além dos tamanhos: o corpo e a moda nos blogs

Autores

  • Letícia Sarturi
  • Carla Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.485

Palavras-chave:

Corpo, Moda, Blogs, Beleza, Plus size.

Resumo

Os blogs de moda já se consagraram no ciberespaço e conquistaram as pessoas interessadas em moda e beleza. Esses espaços oferecem informações sobre as últimas tendências e as novidades em eventos do gênero. Assim, os aspetos relacionados com a estética e o corpo são evidenciados. Este artigo visa analisar o conteúdo dos blogs Entre Topetes e Vinis e Blog da Lalá Noleto, nomeadamente a linguagem utilizada pelas autoras, com o objetivo de compreender como corpo e moda são apresentados. Para isso, recorreu à análise de conteúdo e discurso em publicações de fevereiro de 2014. Das principais conclusões, ressaltam-se as diferenças e semelhanças de abordagem de conteúdo dos blogs e a forma de se posicionarem em relação ao corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGENDES, D. Gordas, sim, por que não?: o discurso de mulheres gordas no blog Mulherão. In: Anais do VII SENALE: Seminário Nacional Linguagens e Ensino. Universidade Católica de Pelotas. 2012. Disponível

em:<http://www.ucpel.tche.br/senale/cd_senale/2013/Textos/trabalhos/3.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2014.

AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. Blogs: mapeando um objeto. 2008. Disponível em:< http://

www.raquelrecuero.com/AmaralMontardoRecuero.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BALDINI, M. A invenção da moda: as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, 2006.

CALANCA, D. História social da moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

CERQUEIRA, C. O corpo: o protagonista da pós-modernidade. In: MARTINS L., Moisés de & PINTO, Manuel (Orgs.). Comunicação e Cidadania. Atas do 5o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências

da Comunicação, Braga. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), pp. 1570-1579, 2008. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/

viewFile/143/139>. Acesso em: 22 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.3917/cca.222.0139

CERQUEIRA, C. P. B.; RIBEIRO, L. T.; CABECINHAS, R. Mulheres & blogosfera: contributo para o estudo da presença feminina na “rede”. Ex aequo, 19, pp. 111-128, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.

uminho.pt/handle/1822/10033>. Acesso em: 25 mar. 2014.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta Editora, 1997.

GODOI, M. R. Corpos femininos volumosos e estética: discursos contra-hegemônicos sobre beleza em blogs na internet. In: Movimento. Revista da Escola de Educação Física da UFRGS, v. 17, n. 3, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.20972

Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/20972/0>. Acesso em: 20 nov. 2015.

GOMES, M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Portugal, pp. 311-315, 2005. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.

pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2014.

HINERASKY, D. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. In: VI Colóquio de Moda. São Paulo. Anais... pp. 1-16, 2010. Disponível em: <http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/71881_Jornalismo_de_moda_no_Brasil_da_especializacao_a_mod.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2014.

__________. O fenômeno dos blogs street-style: do flâneur ao “star blogger”. Porto Alegre, 2012. Disponível em:<http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4568>. Acesso em: 14 mar. 2015.

NOVAES, J. V. Ser mulher, ser feia, ser excluída. 2005. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0237.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

TAVERNARI, M.; MURAKAMI, M. O gênero dos fashion blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino. In: Rumores, ed. 12, ano 6, n. 2, pp. 85- 106, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55294

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2007.

RAINHO, M. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

RIELLO, G. História da moda: da Idade Média aos nossos dias. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2013.

ROCAMORA, A.; BARTLETT, D. Blogs de mode: les nouveaux espaces du discours de mode. In: Sociétés 2/2009, n. 104, pp. 105-114. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.3917/soc.104.0105

SARTURI, L. A revolução fashion: os blogs como instrumentos de consolidação da identidade plus size. Universidade do Minho. 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/41049>. Acesso em:

jul. 2016.

SCHNEIDER, T.; PEREIRA, L.P. As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País. Revista ModaPalavra e-Periódico, 8(15), 2015, pp. 249-268. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x08152015249

revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456/4116>. Acesso em: 20 jul. 2016.

SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.

SUDO, N. & LUZ, M. O gordo em pauta: representações do ser gordo em revistas semanais. In: Ciênc. Saúde Coletiva, pp. 1033-1040, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v12n4/21.pdf>. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000400024

Acesso em: 13 mar. 2014.

SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

VASCONCELOS, N.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. In: Revista Mal-Estar e Subjetividade. Brasil, pp. 65-93, 2004. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27140104>. Acesso em: 13 mar. 2014.

WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco. 1992.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

SARTURI, L.; CERQUEIRA, C. Além dos tamanhos: o corpo e a moda nos blogs. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 203–215, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i20.485. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/485. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos