Gesto e imaginação: potências da visualidade na obra de Arthur Bispo do Rosário

Autores

  • Etevaldo Santos Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.635

Palavras-chave:

gesto, imaginação, aparência, corpo, Arthur Bispo do Rosário.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a presença do gesto e da imaginação como forças marcantes na visualidade do Manto da apresentação, de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989). Compreendendo o gesto como condição inconteste da presença, erupção do ser-em-um-meio na cultura, destacam-se aspectos do empenho do corpo e da imaginação na experiência de composição da aparência. Proposições de alguns autores, como Giorgio Agamben, Maurice Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, entre outros, foram acionadas para evidenciar alguns entrelaçamentos conceituais referentes à temática proposta.

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

CRUZ, E. S. Gesto e imaginação: potências da visualidade na obra de Arthur Bispo do Rosário. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 62–80, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i22.635. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/635. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos