Gesto e imaginação: potências da visualidade na obra de Arthur Bispo do Rosário

Autores

  • Etevaldo Santos Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.635

Palavras-chave:

gesto, imaginação, aparência, corpo, Arthur Bispo do Rosário.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a presença do gesto e da imaginação como forças marcantes na visualidade do Manto da apresentação, de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989). Compreendendo o gesto como condição inconteste da presença, erupção do ser-em-um-meio na cultura, destacam-se aspectos do empenho do corpo e da imaginação na experiência de composição da aparência. Proposições de alguns autores, como Giorgio Agamben, Maurice Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, entre outros, foram acionadas para evidenciar alguns entrelaçamentos conceituais referentes à temática proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: Bachelard. Os pensadores. 2ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

______. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 1994.

BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade. Salvador: Edufba,1996.

BOURGEOIS, Louise. Arthur Bispo do Rosário. In: LÁZARO, Wilson (Org.) Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: Réptil, 2012.

CASTELO, José. Arthur Bispo do Rosário: o mordomo do apocalipse. In: Inventário das sombras. Rio de Janeiro: Record, 2006.

CIDREIRA, P. Renata. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

CRUZ, S. Etevaldo. Por entre linhas, agulhas e tecidos: processos intersubjetivos do Manto da Apresentação de Arthur Bispo do Rosário. 2016. 185 f. il. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

DANTAS, Marta. Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

FIRMO, Walter. Walter Firmo: um olhar sobre Bispo do Rosário. Flávia Corpas (Org.). 1ª Ed. Rio de Janeiro: Nau Livre Galeria, 2013.

FOCILLON, Henri. Elogio da mão. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.

GALARD, Jean. A beleza do gesto: uma estética das condutas. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: EDUSP, 2009.

HERKENHOFF, Paulo. A vontade de arte e o material existente da terra dos homens. In: LÁZARO, Wilson (Org.). Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: Réptil, 2012.

LÁZARO, Wilson. Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: Réptil, 2012.

PESSANHA, M. J. Américo. Bachelard e Monet: do olhar à reflexão. In: NOVAES, Adauto. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

PONTY-MERLEAU, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ______. Exploração do mundo percebido. In: Conversas – 1948. Trad. Fábio Landa e Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 1994. ______. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

CRUZ, E. S. Gesto e imaginação: potências da visualidade na obra de Arthur Bispo do Rosário. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 62–80, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i22.635. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/635. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos