Atuação na joalheria contemporânea

  • Ana Neuza Botelho Videla

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar a joalheria contemporânea, segmento do campo profissional da joalheria, por meio da atuação de um coletivo de artistas joalheiros mexicanos denominado “Sin Título”. A aproximação que eles fazem com as artes visuais se opera pela produção de trabalhos mais experimentais, os quais podem ter a intenção de problematizar a ornamentação corporal ou a linguagem da joalheria. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada a etnografia para observar a maneira como o coletivo realiza seus projetos e como os artistas joalheiros se reconhecem e se autodenominam, além de identificar os aspectos que condicionam a atuação dos produtores na busca para se aproximar dos paradigmas da arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANCLINI, N. G. Introducción. De la cultura postindustrial a las estratégias de los jóvenes. In: CANCLINI, N. G. et. al. (Orgs). Jóvenes, culturas urbanas y redes digitales. Barcelona: Ed. Ariel, 2012 y Madrid: Fundación Telefónica, 2012.

ESCUDERO, Holinka. Sin Título. Cidade do México, La Chiclera, 2014. Disponível em: .

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator rede. Salvador: Edufba, 2012.

___________. A dialog on actor network theory. Paris: Bruno Latour, 2004. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. 2014.

MURRAY, Kevin. Keeping the faith with contemporary jewelry: the rise of the collective in Mexico, Taiwan, and Beyond. São Francisco: Art Jewelry Forum, 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2014.

VIDELA, Ana. N. B. Joalheria, arte ou design? Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Design. Recife, 2016.

Publicado
2017-11-09
Como Citar
Videla, A. N. B. (2017). Atuação na joalheria contemporânea. dObra[s] – Revista Da Associação Brasileira De Estudos De Pesquisas Em Moda, 10(22), 114-127. https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.638
Seção
Artigos