Psicologia social & moda: uma interface possível

Autores

  • Francisco Nunes dos Reis Junior
  • Laura Novaes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.861

Palavras-chave:

psicologia social, moda, pesquisa bibliográfica, temas de pesquisa.

Resumo

psicologia social é um ramo da psicologia que está no limiar entre a psicologia e a sociologia. É um campo com vasta aplicação, pois estuda a ação humana nas mais diversas situações, desde que envolva a relação do indivíduo com um grupo social. Desta forma, o objetivo do presente artigo é apresentar alguns dos grandes temas da psicologia social (self, atitudes e comportamento, influência do grupo, cultura e valores, personalidade, emoções e neurociência social) e evidenciar interfaces possíveis com a moda. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, demonstrase que é real essa possibilidade de diálogo entre as teorias da psicologia social e da moda. Por fim, sugere-se pesquisas em que os temas expostos possam contribuir com os estudos da área da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, p. 179– 211, 1991.

ALLPORT, A. The historical background of social psychology. In: FISKE, S. T.; GILBERT, D. T., LINDZEY, G. (ed.). Handbook of social psychology. 3.. ed. Nova Iorque: Random House, 1985. p. 1–46.

ALMEIDA, L. B. M DE; SILVA, R. DE S. G. DA; SANTOS, R. C. M. DOS. Um olhar sobre corpo e moda em psicanálise. Lisboa: Psicologia.com, 2006.

ÁLVARO, J. L., & GARRIDO, A. As origens do pensamento psicossociológico na segunda metade do século XIX. In: ÁLVARO, J. L.; GARRIDO, A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ANDRADE, F. A. DE; BARBOSA, S. C. Influência da música ambiente sobre o comportamento de clientes e funcionárias de uma loja de varejo de moda feminina. Psicologia IESB, v. 1, n. 1, 11-20, 2009.

ARONSON, E.; WILSON, T. D.; AKERT, R. M. Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. Capítulo 3: Cognição social: como pensamos sobre o mundo social, p. 37-60.

BAUMEISTER, R. The self. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 139-175

BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced Social Psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010.

CIALDINI, R.; GRISKEVICIUS, V. Social influence. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 385-417.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Capítulo 16: A afetividade e suas alterações, p. 155-173.

DAVIS, F. Fashion, culture and identity. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

ECO, U. A Theory of Semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 1976.

ECO, U. A psicologia do vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

FISKE, S. T.; GILBERT, D. T., LINDZEY, G. (ed.). Handbook of social psychology. 3.. ed. Nova Iorque: Random House, 1985.

FORSYTH, D. R.; BURNETTE, J. Group processes. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 495-534.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2004

HANSEN, D. W.; JI, Q. In the Eye of the Beholder: A Survey of Models for Eyes and Gaze. IEEE Trans. Pattern Anal. Mach. Intell., v. 32, n. 3, p. 478–500, 2010.

HEINE, S. J. Cultural psychology. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 655–696.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

DOS REIS JUNIOR, F. N.; ANDRADE, L. N. Psicologia social & moda: uma interface possível. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 199–212, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v11i25.861. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/861. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos