Psicologia social & moda: uma interface possível

Autori

  • Francisco Nunes dos Reis Junior
  • Laura Novaes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.861

Parole chiave:

psicologia social, moda, pesquisa bibliográfica, temas de pesquisa.

Abstract

psicologia social é um ramo da psicologia que está no limiar entre a psicologia e a sociologia. É um campo com vasta aplicação, pois estuda a ação humana nas mais diversas situações, desde que envolva a relação do indivíduo com um grupo social. Desta forma, o objetivo do presente artigo é apresentar alguns dos grandes temas da psicologia social (self, atitudes e comportamento, influência do grupo, cultura e valores, personalidade, emoções e neurociência social) e evidenciar interfaces possíveis com a moda. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, demonstrase que é real essa possibilidade de diálogo entre as teorias da psicologia social e da moda. Por fim, sugere-se pesquisas em que os temas expostos possam contribuir com os estudos da área da moda.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, p. 179– 211, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

ALLPORT, A. The historical background of social psychology. In: FISKE, S. T.; GILBERT, D. T., LINDZEY, G. (ed.). Handbook of social psychology. 3.. ed. Nova Iorque: Random House, 1985. p. 1–46.

ALMEIDA, L. B. M DE; SILVA, R. DE S. G. DA; SANTOS, R. C. M. DOS. Um olhar sobre corpo e moda em psicanálise. Lisboa: Psicologia.com, 2006.

ÁLVARO, J. L., & GARRIDO, A. As origens do pensamento psicossociológico na segunda metade do século XIX. In: ÁLVARO, J. L.; GARRIDO, A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ANDRADE, F. A. DE; BARBOSA, S. C. Influência da música ambiente sobre o comportamento de clientes e funcionárias de uma loja de varejo de moda feminina. Psicologia IESB, v. 1, n. 1, 11-20, 2009.

ARONSON, E.; WILSON, T. D.; AKERT, R. M. Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. Capítulo 3: Cognição social: como pensamos sobre o mundo social, p. 37-60.

BAUMEISTER, R. The self. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 139-175

BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced Social Psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010.

CIALDINI, R.; GRISKEVICIUS, V. Social influence. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 385-417. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444316568.wiem03047

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Capítulo 16: A afetividade e suas alterações, p. 155-173.

DAVIS, F. Fashion, culture and identity. Chicago: The University of Chicago Press, 1992. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226167954.001.0001

ECO, U. A Theory of Semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 1976. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-15849-2

ECO, U. A psicologia do vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

FISKE, S. T.; GILBERT, D. T., LINDZEY, G. (ed.). Handbook of social psychology. 3.. ed. Nova Iorque: Random House, 1985.

FORSYTH, D. R.; BURNETTE, J. Group processes. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 495-534.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2004

HANSEN, D. W.; JI, Q. In the Eye of the Beholder: A Survey of Models for Eyes and Gaze. IEEE Trans. Pattern Anal. Mach. Intell., v. 32, n. 3, p. 478–500, 2010. DOI: https://doi.org/10.1109/TPAMI.2009.30

HEINE, S. J. Cultural psychology. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. Advanced social psychology: the state of the science. New York: Oxford University Press, 2010. p. 655–696. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470561119.socpsy002037

Pubblicato

2019-04-29

Come citare

DOS REIS JUNIOR, F. N.; ANDRADE, L. N. Psicologia social & moda: uma interface possível. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 199–212, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v11i25.861. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/861. Acesso em: 3 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos