Luís Antônio Gabriela: quando o traje é o corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.916

Palavras-chave:

Traje de cena. Cia. Mungunzá de Teatro. LGBTI.

Resumo

Em tempos de guerrilhas urbanas, esse artigo apresenta a análise do traje de cena do espetáculo Luís Antônio Gabriela, da Cia. Mungunzá de Teatro. A protagonista é uma travesti, amada e incompreendida por sua família. O drama é autobiográfico, o diretor do espetáculo, Nelson Baskerville (2012), é irmão de Luís Antônio. O objetivo dessa pesquisa é compreender o traje de cena como integrante de um microcosmo dentro da encenação (VIANA, 2010), estabelecendo relações entre corpo e traje, e colaborando para a difusão do teatro enquanto posicionamento político e social. A metodologia aplicada é qualitativa, observando entrevistas realizadas, além do cruzamento de dados com publicações sobre a companhia e sobre o processo de montagem.

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Referências

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

VASCONCELOS, T. M. Luís Antônio Gabriela: quando o traje é o corpo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 109–122, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.916. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/916. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê