Questões contemporâneas: arte, educação e formação

Authors

  • Celso Favaretto

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.558

Keywords:

arte contemporânea, cultura, educação, formação, criatividade.

Abstract

O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Consi­dera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícios Niscrato Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ALMEIDA SILVA, Igor et al (Org.). Ação cultural: arte, educação e política. Recife: SESC Pernambuco, 2014.

BOURDON, Alain. L’usage éducatif d’un service en ligne: le cas de [Louvre.edu]. In: Le regard instruit – Action éducative et action culturelle dans les musées, Musée du Louvre, La documentation française, Paris: 2000.

BRITO, Ronaldo. “Pós, pré, quase ou anti?”. Folhetim. In: Folha de S. Paulo, 2/10/1983, p. 6.

COELHO, Eduardo P. Para comer a sopa até o fim. In: Jornal do Brasil –Idéias/Ensaios, Rio de Janeiro, 03/03/1991, p. 4.

DANTO, Arthur. C. O abuso da beleza. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. bras. Peter Paul Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. bras. Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987, p. 4.

DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Trad. Alexânia Ripoll. Chapecó: Argos, 2012.

FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: Ditos & escritos III. Trad. Elisa Monteiro, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

GALARD, Jean. Repères pour l’élargissement de l’expérience esthétique. Diogène, n. 119, juilletseptembre. 1982, pp. 91-108.

GALARD, Jean. Beauté involontaire et beauté prémédité. In: Temps Libre 12. Paris, 1984.

GALLUZZI, Paolo. Les nouvelles technologies et l’éducation hors les murs. In: GALARD, Jean (Org.). Le regard instruit. Action éducative et action culturelle dans les musées. Actes du colloque organisé au musée du Louvre,1999.

LYOTARD, Jean-François. Moralidades pós-modernas. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Campinas: Papirus, 1996.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. Trad. port. Tereza Coelho. Lisboa: Dom Quixote, 1987.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MARX-ENGELS. Sobre literatura e arte. Lisboa: Estampa, 1971.

OSORIO, Luiz Camillo. Uma leitura contemporânea da estética de Kant. In: Illeana Pradilla Ceron e Paulo Reis (Org.). Kant: crítica e estética na modernidade. 1ed. São Paulo: Editora do Senac, 1999.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999, p. 90.

RANCIÈRE. Jacques. L’inconscient esthétique. Paris: Galilée, 2001.

RECHT, Roland, Le musée et l’initiation à l’art contemporain. In: GALARD, Jean (Org.). Le regard instruit: action éducatif et action culturelle dans les musées. Paris, la documentation française – Musée du Louvre, 2000, p. 180

SAFLATE, Vladimir. Estética do real: pulsão e sublimação na reflexão lacaniana sobre as artes. In: IANNINI, Gilson et al (Orgs.). O tempo, o objeto e o avesso: ensaios de filosofia e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, pp. 116-117.

SUAREZ, Rosana. (2005). Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion: Revista de Filosofia, 46 (112), pp. 191-198. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2005000200005

SUZUKI, Márcio. O belo como imperativo. In: SCHILLER, Friedrich von. A educação estética do homem. Trad. bras. Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1990.

TODOROV, Tzvetan. A beleza salvará o mundo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.

Published

2017-05-18

How to Cite

FAVARETTO, C. Questões contemporâneas: arte, educação e formação. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 124–135, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.558. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558. Acesso em: 17 dec. 2024.

Issue

Section

Seams