Entrelaçamentos
moda plus size e biopolíticas do consumo para o corpo gordo
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1429Palabras clave:
Moda plus size, Biopolíticas do consumo, Corpo gordoResumen
As duas primeiras décadas do século XXI consistem em um período fértil para refletirmos sobre a diversidade de representações e estéticas corporais no contexto da comunicação midiática de marcas plus size, sejam elas globais ou locais. Abordamos, neste artigo, os entrelaçamentos da moda com a biopolítica, com o objetivo de problematizar como marcas de moda plus size, ao visibilizarem o corpo gordo, evidenciam a constituição de biopolíticas bastante afeitas às lógicas de mercado – o que denominamos biopolíticas do consumo. Para tanto, analisamos a comunicação de duas marcas de moda plus size, Savage X Fenty e Rainha Nagô, a fim de identificar características das biopolíticas do consumo contemporâneas em contextos marcários distintos. Para fundamentar teoricamente nossas reflexões, mobilizamos autores que se dedicam aos estudos de Consumo, Comunicação, Moda e Biopolítica. Quanto aos resultados alcançados, as biopolíticas do consumo manifestam-se na moda plus size entre o controle e o empoderamento.
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