A história cultural (global) do distrito de moda Harajuku
Exotização, internacionalização e DIY
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i34.1479Palabras clave:
Harajuku, moda de rua, história urbana, Japão, culturas de moda onlineResumen
Na minha pesquisa acerca do significado do distrito Harajuku de Tóquio para a cena da moda, a discrepância entre as suas dimensões geográficas limitadas de apenas dois quilómetros quadrados com a sua extrema relevância simbólica nacional e internacional na cultura pop é impressionante. Ao longo do desenvolvimento deste distrito, o papel charneira do internacional é um marco distintivo que emerge. Quer seja pelo contacto direto com o estrangeiro pela sua representação “autêntica” ou pela sua imaginação exotista, esta marca é um elemento eficaz para moldar a identidade deste bairro. Nestes fenómenos, as práticas de bricolage desempenharam durante muito tempo um papel importante, inspiradas pelas ligações globais que o distrito mantém. Nos últimos anos, este processo cruzou-se com o desenvolvimento de culturas de moda online, tornando-o um objeto do máximo interesse para abordar on e offline. Com base em entrevistas a atores-chave da história de Harajuku, conteúdos impressos e online, assim como observações etnográficas, este artigo explora uma breve história cultural de Harajuku a partir do período pós-guerra.
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