Performance Fluxo e Refluxo: moda e modos de existência
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.451Palabras clave:
moda, performance, subjetivação, rostidade.Resumen
O objetivo desta pesquisa é discutir, por meio dos estudos pós-estruturalistas de Deleuze e Guattari, a produção de modos de vida. A performance Fluxo e Refluxo torna o corpo super-
fície de inscrição de modos de existência produzidos pela moda. Por meio do corpo nulo, contrastado pelas trocas de roupas, lida com a codificação e a descodificação da aparência pela roupa.
Descargas
Citas
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. 1988. Disponível em: <http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.
______. III Michel Foucault. In: Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. pp. 109-154.
______. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Machado e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
______. GUATTARI. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. 1440 – O liso e o estriado. In: Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2012a.
______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. Tradução de Osvaldo Fontes Filho e Leila de Aguiar Costa. São Paulo: Escuta, 2012.
FOUCAULT, Michel. (1984) Uma estética da existência. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.) Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 1992. 1. São Paulo: Editora 34, 1992.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MESQUITA, Cristiane; PRECIOSA, Rosane (Orgs.). Aberturas. In: Moda em ziguezague: interfaces e expansões. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade. Porto Alegre: UFGRS, 2010.
ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. Disponível em: <http://caosmose.net/suelyrolnik/pdf/viciados_em_identidade.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2014.
SALOMÃO, Waly. O mel do melhor. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
ZORDAN, Paola. Criação na perspectiva da diferença. In: Revista Laboratório de Artes Visuais – UFSM, ano 3, n. 5, setembro de 2010. Santa Maria: UFSM, 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/ article/view/2135>. Acesso em: 15 jan. 2014.
______. Derme pictórica: corpo sem órgãos visual. Rio de Janeiro: Anpap, 2012. Disponível em:<http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio7/paola_zordan.pdf>. Acesso em: 15 maio 2013.