Atrizes gordas também usam figurinos
DOI :
https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1431Mots-clés :
Atrizes gordas, Figurinos, Figurinista, Opressão estéticaRésumé
O texto traz reflexões acerca da relação das atrizes gordas com os figurinos de suas personagens e com figurinistas. Contextualiza a importância do figurino na realização de um espetáculo, sendo muito mais do que uma roupa. Aborda um pouco da realidade das atrizes gordas. A partir de alguns depoimentos de atrizes e vivências pessoais da autora certas tensões são evidenciadas nessa relação atrizes gordas/figurinos/figurinistas. Quando falamos de figurinos pensados para atrizes que não são magras, um reflexo da opressão estética e da gordofobia que vigoram socialmente aparecem no meio teatral. O artigo com essas ponderações propõe que repensemos essa estrutura para que as atrizes gordas possam usar quaisquer tipos de figurinos, sem que isso se torne uma problemática.
Téléchargements
Références
ACOM, Ana C. Figurinos em Hitchcock: moda e loiras gélidas. In: FERRAZ, Wagner; SOUZA, Anderson Luiz de. O trabalho do figurinista: projeto, pesquisa e criação. Porto Alegre: INDEPIn, 2013. p. 95-102.
AIRES, Aliana B. De gorda à plus size: a moda do tamanho grande. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.
BERGER, Mirela. Corpo e identidade feminina. Tese (Doutorado) – Programa de Pósgraduação em Antropologia, Departamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-22112007-150343/pt-br.php. Acesso em: 7 abr. 2021.
BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Tradução de Alcíria Bixo. Buenos Aires: Paidós, 2002.
CORTINHAS, Rosângela. Figurino: um objeto sensível na confecção do personagem. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27280. Acesso em: 7 abr. 2021.
FERRAZ, Wagner; SOUZA, Anderson L. de. O trabalho do figurinista: projeto, pesquisa e criação. Porto Alegre: INDEPIn, 2013.
FRANCO, Marielle. A emergência da vida para superar o anestesiamento social frente à retirada de direitos: o momento pós-golpe pelo olhar de uma feminista, negra e favelada. In: BUENO, Winnie (Org.). Têm saída? Ensaios críticos sobre o Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2017. p. 89-95.
MACIEIRA, Clarice; ANDRADE, Eduardo. O Figurino como objeto sensível na criação do espetáculo “Sob os Olhos dos Outros”. Caderno de encenação, vol. 3, n. 11, 2010, n.p. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/cadernodeencenacao/index.php/revista/article/view/7. Acesso em: 7 abr. 2021
MARCELJA, Karen G. Gordura e feminilidade: apontamentos sobre beleza e inclusão na cultura contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18, Brasília, 2017. Anais [...]
METZ, Márcia. Gordas, gordinhas, gorduchas: a potência cênica dos corpos insurgentes. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202038#. Acesso em: 5 abr. 2021.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. Tradução Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
ROMANO, Lúcia R. V. De quem é esse corpo? A performatividade do feminino no teatro contemporâneo. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-25102010-162044/publico/1056874.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880- 1980. Tradução Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
SANT’ANNA, Denise B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
WOLF, Naomi. O mito da beleza. Tradução Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
XAVIER, Mariana C.; MUNIZ, Rosane. O figurino como instrumento político: a importância da arte questionadora. Cena, n. 30, p. 65-76, maio/ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/104123/57751. Acesso em: 8 abr. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais